Books Should Be Free is now
Loyal Books
Free Public Domain Audiobooks & eBook Downloads
Search by: Title, Author or Keyword

Amor Crioulo vida argentina   By: (1856-1917)

Book cover

First Page:

Nota de editor: Devido à quantidade de erros tipográficos existentes neste texto, foram tomadas várias decisões quanto à versão final. Em caso de dúvida, a grafia foi mantida de acordo com o original. No final deste livro encontrará a lista de erros corrigidos.

Rita Farinha (Mar. 2008)

DO MESMO AUTOR

I O Barão de Lavos , romance, 4.^a edição, 1 vol. br. II O Livro de Alda , romance, 1 vol. br. III Amanhã , romance do proletariado, 2.^a edição, 1 vol. br. IV Fatal dilema , romance, 2.^a edição, 1 vol. br. V Próspero Fortuna , romance, 2.^a edição, 1 vol. br.

Sem remédio ..., romance, 1 vol. br. Os Lázaros , romance, 2.^a edição, 1 vol. br. Mulheres da Beira , contos, 1 vol. enc. Amor crioulo , 2.^a edição, novela.

ABEL BOTELHO

Amor crioulo

(VIDA ARGENTINA)

NOVELA

Ahi està, si, magnifica, opulenta, La codiciada tierra...

GUIDO Y SPANO.

SEGUNDA EDIÇÃO

PORTO LIVRARIA CHARDRON DE LÉLO & IRMÃO, L.^{da} EDITORES RUA DAS CARMELITAS, 144 Livraria Aillaud e Bertrand, Lisboa Paris

1921

A propriedade literária e artística está garantida em todos os países que aderiram à convenção de Berne (Em Portugal, pela lei de 18 de Março de 1911. No Brasil pela lei n.^o 2.577 de 17 de Janeiro de 1912.)

PROPRIEDADE ABSOLUTA DOS EDITORES

Porto Companhia Nacional Tipográfica

AO DOUTOR

BRITO CAMACHO

AMOR CRIOULO

I

Naquela tarde mormacenta de fevereiro, João da Silveira embarcára em Lisboa, no Almería , com róta à America do Sul. Considerava se um sem pátria, agora, na sua bôa e amorável terra, sôbre cujo manso e carinhoso seio não fumegavam senão escombros; terra perdida e maldita, pelo jacobinismo vermelho do 5 de Outubro abalada nos seus fundamentos e furtada criminosamente ao seu destino. Todo o ambiente tradicional em que havia sido criado, êste parasitário rebento do vélho regímen vira o derruir de roda de si com estrondo. Crenças, privilégios, isenções, benesses e preferências, tôda essa contrafeita armadura de iniqùidade e obscurantismo que sustinha ainda de pé a combalida ficção monárquica, tudo rolára desfeito, num epilepsiado arranco, numa comoção formidável, enquanto invadia ferozmente o espaço em tôrno um caótico fumo de confusão e de treva... e a visão inquieta do futuro envôlta num tôrvo mistério, como um polvoréu de ruína.

Tudo lhe havia quitado descaroávelmente esta estúpida idéa da Rèpublica: os cincoenta mil reisitos que êle, mensalmente, ia ou mandava com tôda a pontualidade receber, a título dum amanuensado hipotético na Junta do Crédito Público; as bôas graças da sua apetecida noiva, a Laurita, filha dum acaudalado burguês e pelo pai abominávelmente educada, a qual agora, com o Afonso Costa no poleiro, já cantava tambêm de papo; e até, o seu pensamento hipócrita rematava, e até as nobres, as suavíssimas côres da bandeira de seus avós, êsse azul calmo e êsse branco ingénuo, símbolo irrefragável da alma nacional, ora via suplantadas por um vermelho de açougue e um verde de curral, duas tonalidades irreconciliáveis, duas côres ásperas, irritantes, heréticas, como punhais, como blasfémias.

Durante os primeiros meses da Rèpublica, João da Silveira, como tantos outros, conspirou. Aquecia lhe a alma êste vago sebastianismo solapado no íntimo de todo o bom português, acicatava lhe o desejo a gulosa lembrança daqueles magros cobres orçamentais que, somados ao activo do seu escasso património, lhe serviam a governar sofrivelmente a vida. Assim, na sua ferina hostilidade contra o novo regímen, concorriam simultâneos a alma e o estômago, uma predilecção ancestral e um instinto devorista. E foi certamente esta dualidade antinómica de inspirações que, embora visando ambas o mesmo fim, cardou a sua actuação de conspirador de todo o carácter excessivo... Continue reading book >>




eBook Downloads
ePUB eBook
• iBooks for iPhone and iPad
• Nook
• Sony Reader
Kindle eBook
• Mobi file format for Kindle
Read eBook
• Load eBook in browser
Text File eBook
• Computers
• Windows
• Mac

Review this book



Popular Genres
More Genres
Languages
Paid Books