Books Should Be Free is now
Loyal Books
Free Public Domain Audiobooks & eBook Downloads
Search by: Title, Author or Keyword

Cartas de Inglaterra   By: (1845-1900)

Book cover

First Page:

Cartas de Inglaterra

Eça de Queirós

Cartas de Inglaterra

Porto LIVRARIA CHARDRON de Lello & Irmão Editores 1905

Obras de EÇA de QUEIROZ

O crime do padre amaro. Quarta edição inteiramente refundida, recomposta, e differente na fórma e na acção da edição primitiva. 1 grosso volume.................................................. 1$200 Os Maias. Segunda edição. 2 grossos volumes.................... 2$000 A cidade e as Serras........................................... 800 O Mandarim. Quarta edição. 1 volume............................ 500 O primo Basilio. Quarta edição. 1 grosso volume................ 1$000 A Reliquia. Terceira edição. 1 grosso volume................... 1$000 Contos. 1 volume............................................... 600 As minas de salomão. 1 volume.................................. 600 Correspondencia de Fradique Mendes. 1 volume................... 600 Revista de Portugal. 4 grossos volumes......................... 12$000 A Illustre Casa de Ramires. 1 volume........................... 1$000 Prosas Barbaras. 1 volume...................................... 600

No prélo:

Echos de Paris S. Christovam (inedito)

Porto IMPRENSA MODERNA

I

Afghanistan e Irlanda

Os inglezes estão experimentando, no seu atribulado imperio da India, a verdade d'esse humoristico logar commum do seculo XVIII: «A Historia é uma velhota que se repete sem cessar.»

O Fado ou a Providencia, ou a Entidade qualquer que lá de cima dirigiu os episodios da campanha do Afghanistan em 1847, está fazendo simplesmente uma copia servil, revelando assim uma imaginação exhausta.

Em 1847 os inglezes, «por uma razão d'Estado, uma necessidade de fronteiras scientificas, a segurança do imperio, uma barreira ao dominio russo da Asia...» e outras coisas vagas que os politicos da India rosnam sombriamente, retorcendo os bigodes invadem o Afghanistan, e ahi vão aniquilando tribus seculares, desmantelando villas, assolando searas e vinhas: apossam se, por fim, da santa cidade de Cabul; sacodem do serralho um velho emir apavorado; collocam lá outro de raça mais submissa, que já trazem preparado nas bagagens, com escravas e tapetes; e, logo que os correspondentes dos jornaes têm telegraphado a victoria, o exercito, acampado á beira dos arroios e nos vergeis de Cabul, desaperta o correame e fuma o cachimbo da paz... Assim é exactamente em 1880.

No nosso tempo, precisamente como em 1847, chefes energicos, Messias indigenas, vão percorrendo o territorio, e com grandes nomes de Patria e de Religião , prégam a guerra santa: as tribus reunem se, as familias feudaes correm com os seus troços de cavallaria, principes rivaes juntam se no odio hereditario contra o estrangeiro, o homem vermelho , e em pouco tempo é todo um rebrilhar de fogos de acampamento nos altos das serranias, dominando os desfiladeiros que são o caminho, a entrada da India... E quando por alli apparecer, emfim, o grosso do exercito inglez, á volta de Cabul, atravancado de artilharia, escoando se espessamente, por entre as gargantas das serras, no leito secco das torrentes, com as suas longas caravanas de camelos, aquella massa barbara rola lhe em cima e aniquila o.

Foi assim em 1847, é assim em 1880. Então os restos debandados do exercito refugiam se n'alguma das cidades da fronteira, que ora é Ghasnat ora Candahar: os afghans correm, põem o cerco, cerco lento, cerco de vagares orientaes: o general sitiado, que n'essas guerras asiaticas póde sempre communicar, telegrapha para o viso rei da India, reclamando com furor reforços, chá e assucar ! (Isto é textual; foi o general Roberts que soltou ha dias este grito de gulodice britannica; o inglez, sem chá, bate se frouxamente.) Então o governo da India, gastando milhões de libras, como quem gasta agua, manda a toda a pressa fardos disformes de chá reparador, brancas collinas de assucar, e dez ou quinze mil homens... Continue reading book >>




eBook Downloads
ePUB eBook
• iBooks for iPhone and iPad
• Nook
• Sony Reader
Kindle eBook
• Mobi file format for Kindle
Read eBook
• Load eBook in browser
Text File eBook
• Computers
• Windows
• Mac

Review this book



Popular Genres
More Genres
Languages
Paid Books