Books Should Be Free is now
Loyal Books
Free Public Domain Audiobooks & eBook Downloads
Search by: Title, Author or Keyword

A Casa dos Fantasmas - Volume I Episodio do Tempo dos Francezes   By: (1822-1871)

Book cover

First Page:

Nota de editor: Devido à quantidade de erros tipográficos existentes neste texto, foram tomadas várias decisões quanto à versão final. Em caso de dúvida, a grafia foi mantida de acordo com o original. No final deste livro encontrará a lista de erros corrigidos.

Rita Farinha (Maio 2008)

VOLUMES PUBLICADOS

I Ráusso por homizío II Odio velho não cança (1.^o) III Odio velho não cança (2.^o) IV A Mocidade de D. João V (1.^o) V A Mocidade de D. João V (2.^o) VI A Mocidade de D. João V (3.^o) VII A Mocidade de D. João V (4.^o) VIII A Mocidade de D. João V (5.^o) IX Lagrimas e thesouros (1.^o) X Lagrimas e thesouros (2.^o) XI A Casa dos Fantasmas (1.^o) XVI Othello As redeas do governo XVII A mocidade de D. João V (drama). XVIII O amor por conquista (comedia) O Infante Santo (fragmento). XIX Fastos da Egreja (1.^o) XX Fastos da Egreja (2.^o) XXI Fastos da Egreja (3.^o) XXII Fastos da Egreja (4.^o)

OBRAS COMPLETAS DE LUIZ AUGUSTO REBELLO DA SILVA REVISTAS E METHODICAMENTE COORDENADAS

XI

ROMANCES E NOVELLAS V

A CASA DOS FANTASMAS

EPISODIO DO TEMPO DOS FRANCEZES

2.^a EDIÇÃO

VOLUME I

LISBOA

Empreza da Historia de Portugal

Sociedade editora

LIVRARIA MODERNA R. Augusta, 95

TYPOGRAPHIA 45, R. Ivens, 47

1908

A CAMILLO CASTELLO BRANCO

Seja me licito, amigo, dedicar lhe este esboço informe, fructo de algumas horas de ocio. Quem melhor, do que o auctor de tantas composições profundas na interpretação da vida, admiraveis na pintura do coração e dos costumes contemporaneos, poderá desculpar o muito, que falta n'este quadro para sair menos imperfeito, e ao mesmo tempo apreciar em um, ou outro traço, os bons desejos e os esforços do auctor?

A epocha, que escolhi, pedia pincel mais fino, e tintas mais vivas. Tentei vencer me, e desenhal a. Sei que fiquei mui inferior ao ideal, que tinha concebido, e receio mesmo, que o enfado dos leitores castigue a ousadia do commettimento. Espero, que o seu nome applaudido sirva de escudo e de defensor ao modesto livro, de que elle vae ser o maior ornamento.

Não o consultei para lhe offerecer este testemunho da minha antiga e sincera amisade. Adivinhei a resposta, e ahi entrego em suas mãos mais este orphão, que sae a correr o mundo. Deus lhe conceda a sorte propicia, que elle não merece, mas que ás vezes uma boa sina proporciona mesmo aos menos dignos.

Lisboa, 22 de Janeiro de 1865

Luiz Augusto Rebello da Silva.

A CASA DOS FANTASMAS

I

Uma noite desabrida

Era de tarde. Tinham dado cinco horas, e o dia declinava rapidamente. O mez de maio do anno 1808, anno assignalado de successos estrondosos na peninsula, acabava, como tinha corrido quasi todo, entre diluvios de chuva e ventanias. A noite, cujos primeiros veus já começavam a cobrir as terras baixas, em quanto os derradeiros raios do sol esmoreciam na corôa dos outeiros, avisinhava se, toldada de castellos de nuvens, que surgiam do sul, listrando o horizonte de barras cinzentas, rasgadas de espaço em espaço pelos clarões dos relampagos.

O ar estava tepido, ou antes quente, e todos os ruidos se iam calando uns após outros. A immobilidade das aguas, que não arrugava o mais leve sopro; a das arvores, cujas copas pareciam petrificadas; e as sombras, que avultavam mais pesadas de instante para instante, revestiam a paizagem de um aspecto gelido. Uma lufada de vento, halito abrazado da tormenta, passava solta por cima dos campos, acamando as hervas altas, destoucando os arbustos, e saccudindo as ramas das oliveiras, dos alamos, e das faias, e ia morrer distante no roncar soturno e rouco dos trovões. Algumas gotas, raras e grossas, caiam então, e a luz, offuscada por mais espessos vapores, sumia se de subito para reviver depois, mas timida e desmaiada, sem alegria e sem calor... Continue reading book >>


Book sections



eBook Downloads
ePUB eBook
• iBooks for iPhone and iPad
• Nook
• Sony Reader
Kindle eBook
• Mobi file format for Kindle
Read eBook
• Load eBook in browser
Text File eBook
• Computers
• Windows
• Mac

Review this book



Popular Genres
More Genres
Languages
Paid Books