Books Should Be Free is now
Loyal Books
Free Public Domain Audiobooks & eBook Downloads
Search by: Title, Author or Keyword

Cervantes e Portugal Curiosidade Litteraria   By:

Book cover

First Page:

CERVANTES E PORTUGAL

CURIOSIDADE LITTERARIA

POR

CARLOS BARROSO

DEDICADA AO RESPEITAVEL DR. E. W. THEBUSSËM BARÃO DE THIRMENTH

LISBOA ANNO 325 DO NASCIMENTO DO AUTOR DE D. QUIXOTE

CERVANTES E PORTUGAL

Los libros de caballería son la protesta contra el feudalismo, y Cervantes la gran estátua que corona el renacimiento.

Emilio Castelar.

Miguel de Cervantes Saavedra appellidado por seus compatriotas, o Manco de Lepanto , por ter sido mutilado n'aquelle celebre combate naval, segundo consta de sua biographia veio a Lisboa com Phelippe II em 1581 onde se namorou de certa dama incognita e de quem teve uma filha, cujo nome foi Isabel de Saavedra. Suppõe se que seus amores na côrte lusitana lhe inspiraram a linda novella pastoril da Galatea , onde o autor figura disfarçado no pegureiro Lauso que suspira pela formosa pastora Silena. O escriptor de tão bello idyllio assistiu á tomada das Ilhas Terceiras pelo marquez de Santa Cruz.

Começarei as minhas investigações pelo prologo do famoso poema critico D. Quijote .

Alli dedica Cervantes um merecido elogio ao famoso rio Tejo que beija as praias da inclita cidade de Ulysses, e cujas arêas consta da tradicção serem de ouro.

Percorrendo esta obra digna de ser lida por todos os que se prezam de verdadeiros litteratos, deparamos no capitulo 6.^o da sua 1.^a parte, que entre os livros que adornavam a bibliotheca do engenhoso fidalgo, se encontraram além de outros de autores portuguezes o Palmeirim de Inglaterra , cuja composição se attribue a um discreto rei de Portugal, e tambem a Diana de Jorge de Montemayor.

Quando o Heroe da Mancha exalta a imaginaria gerarquia da senhora de seus pensamentos D. Dulcinea do Taboso, afirma que não é oriunda de outras familias celeberrimas de Hespanha que menciona, nem mesmo dos Alencastros, Pallas e Menezes de Portugal.

O pastor Lope Ruiz, com cuja historia entretem Sancho Pança o seu temerario amo, ao fugir da ingrata Torralva, detem se nas margens do Guadiana antes de passar com seu rebanho para Portugal.

O reino da princeza Micomicona era maior que Portugal e Castella juntos.

Na 2.^a parte, suppõe o escudeiro de D. Quixote que mais de 12:000 exemplares da historia de seu valente patrão, se achavam n'aquelle tempo impressos, e afirma como testemunhas do que refere a Portugal, Barcelona e Valencia.

O rio Guadiana entra pomposo e grande em Portugal.

Na profunda e tenebrosa cova de Montesinos promette o caballero de los leones á sua phantastica amante, andar por causa d'ella as sete partidas do mundo com mais pontualidade que o infante D. Pedro de Portugal.

Para provar a verdade da existencia dos cavalheiros andantes, diz o da Triste Figura ao conego de Toledo: «Si no diganme tambien que no es verdad que fué caballero andante el valiente lusitano Juan de Merlo, que fué á Borgoña, y se combatió en la ciudad de Ras con el famoso señor de Charny, llamado Mosen Enrique de Remestan, saliendo de entrambas empresas vencedor y lleno de honrosa fama.»

Era do excelentisimo Camões uma das eclogas que haviam de representar as pastoras em cujas redes se embaraçou o pensativo escravo de Dulcinea.

Passando do primor de Cervantes á sua quasi rival Galatea, lê se que o pae da linda heroina das margens do aurifero Tejo, intenta prendel a com os laços de hymineo a um pastor lusitano das ribeiras do deleitoso Lima. Que bellos são os versos da apaixonada amante de Erastro quando ao despedir se do seu dourado rio, canta:

«¡Que tengo de despedirme De ver el Tajo dorado! ¡Que ha de quedar mi ganado, Y yo triste he de partirme!»

É pena que tão deslumbrante producção ficasse por acabar e que o leitor ignore se os zagaes do manso Henares chegaram a rechassar o pastor estranho.

Passemos ás Novellas Exemplares ... Continue reading book >>




eBook Downloads
ePUB eBook
• iBooks for iPhone and iPad
• Nook
• Sony Reader
Kindle eBook
• Mobi file format for Kindle
Read eBook
• Load eBook in browser
Text File eBook
• Computers
• Windows
• Mac

Review this book



Popular Genres
More Genres
Languages
Paid Books