Books Should Be Free is now
Loyal Books
Free Public Domain Audiobooks & eBook Downloads
Search by: Title, Author or Keyword

Descobrimentos dos Portuguezes nos Seculos XV e XVI   By:

Book cover

First Page:

A. F. MARX DE SORI

DESCOBRIMENTOS

DOS

PORTUGUEZES

NOS

SECULOS XV E XVI

CAUSAS QUE OS DETERMINARAM SUA IMPORTANCIA E CONSEQUENCIAS MAIS NOTAVEIS QUE D'ELLES RESULTARAM

1867

TYPOGRAPHIA DE CASTRO IRMÃO

Rua da Boa Vista, palacio do conde de Sampaio

LISBOA

A. F. MARX DE SORI

DESCOBRIMENTOS DOS PORTUGUEZES

NOS

SECULOS XV E XVI

CAUSAS QUE OS DETERMINARAM, SUA IMPORTANCIA E CONSEQUENCIAS MAIS NOTAVEIS QUE D'ELLES RESULTARAM

LISBOA

TYP. DE CASTRO IRMÃO RUA DA BOA VISTA

(Palacio do conde de Sampaio)

1867

AO ILL.MO E EX.MO SR.

CONSELHEIRO

Antonio Raphael Rodrigues Sette

OFFERECE

O Auctor.

As linhas que seguem não foram primitivamente destinadas á publicidade pela imprensa; são apenas uns modestos apontamentos colligidos e ordenados para uma lição em concurso, cujo ponto foi tirado quarenta e oito horas antes.

O sr. A. da Silva Tullio, talvez tão sómente para me obrigar, quiz honrar este modesto trabalho inserindo o em artigos no Archivo Pittoresco . Hoje a empreza d'esta excellente folha brinda me graciosamente com aquelles artigos, impressos em folheto.

Proporciona me assim o poder agora offerecer publicamente este ephemero trabalho ao meu bom amigo o sr. conselheiro A. R. R. Sette, a quem desde a origem foi dedicado, como testimunho de gratidão.

O limitado da distribuição, por alguns amigos sómente, é prova de como reconheço a insufficiencia de um trabalho onde apenas se póde descortinar veneração patriotica pelos heroicos feitos dos nossos antepassados.

Marx de Sori

DESCOBRIMENTOS DOS PORTUGUEZES

NOS SECULOS XV E XVI

Causas que os determinaram, sua importancia e consequencias mais notaveis que d'elles resultaram

Direi primeiro quaes foram as causas que determinaram os descobrimentos dos portuguezes nos seculos XV e XVI, para depois narrar esses descobrimentos, e por ultimo tratar das consequencias mais notaveis que d'elles resultaram.

Gomes Eannes de Azurara, escrevendo a sua Chronica de Guiné , diz que foram cinco as causas que determinaram o sr. infante D. Henrique a emprehender as navegações, e a mandar navios portuguezes aos descobrimentos da costa africana.

Era a primeira causa ignorar se ao certo quaes paizes e quaes habitantes existiam para além do cabo Bojador, visto que nada de verdadeiro se podéra averiguar da fallada viagem de S. Brandão, no seculo VI; e porque nenhum outro principe trabalhava n'isto, se decidíra a fazel o o sr. D. Henrique, por honra de Deus e del rei.

A segunda consideração foi toda commercial, attendendo se aos proveitos que haviam de seguir se para este reino de se achar n'aquellas terras alguma povoação de christãos, ou alguns portos onde se podesse sem perigo fazer bom mercado.

Importava a terceira razão ao conhecimento, que instava obter, de qual era, e até onde chegava, o poderio dos moiros, que se dizia muito maior do que commummente se pensava.

Assentava o quarto fundamento no desejo de encontrar algum principe catholico, que, por amor de Christo, o ajudasse contra os inimigos da fé, na guerra que lhes movêra durante trinta e um annos, sem auxilio de rei nem de senhor de fóra de Portugal.

Era, finalmente, o quinto motivo o grande desejo que havia de dilatar a santa fé e trazer a ella todas as almas que se quizessem salvar, chamando as ao gremio da egreja, e dando lhes ingresso na religião christã.

Não podêmos deixar de accrescentar a estas cinco algumas outras razões, não indicadas pelo erudito chronista, mas que certamente se apresentaram ao espirito do sabio infante, e que, se não foram as deliberativas, deviam contribuir efficazmente para o decidir em seus tão porfiados como aventurosos commettimentos.

É claro que o illustrado principe havia de ter noticia das navegações dos antigos povos, navegações mais ou menos fabulosas, mais ou menos longinquas, como foram as do carthaginez Hannon, de Sataspes, de Polybio, de Meneláo, de Necháo, de Eudoxo, e ainda outras cuja descripção tem chegado até aos nossos dias... Continue reading book >>




eBook Downloads
ePUB eBook
• iBooks for iPhone and iPad
• Nook
• Sony Reader
Kindle eBook
• Mobi file format for Kindle
Read eBook
• Load eBook in browser
Text File eBook
• Computers
• Windows
• Mac

Review this book



Popular Genres
More Genres
Languages
Paid Books