Books Should Be Free is now
Loyal Books
Free Public Domain Audiobooks & eBook Downloads
Search by: Title, Author or Keyword

Estrellas Funestas   By: (1825-1890)

Book cover

First Page:

OBRAS

DE

CAMILLO CASTELLO BRANCO

EDIÇÃO POPULAR

L

ESTRELLAS FUNESTAS

VOLUMES PUBLICADOS

N.º 1 Coisas espantosas. N.º 2 As tres irmans. N.º 3 A engeitada. N.º 4 Doze casamentos felizes. N.º 5 O esqueleto. N.º 6 O bem e o mal. N.º 7 O senhor do Paço de Ninães. N.º 8 Anathema. N.º 9 A mulher fatal. N.º 10 Cavar em ruinas. N.os 11 e 12 Correspondencia epistolar N.º 13 Divindade de Jesus. N.º 14 A doida do Candal. N.º 15 Duas horas de leitura. N.º 16 Fanny. N.os 17, 18 e 19 Novellas do Minho. N.os 20 e 21 Horas de paz. N.º 22 Agulha em palheiro. N.º 23 O olho de vidro. N.º 24 Annos de prosa. N.º 25 Os brilhantes do brasileiro. N.º 26 A bruxa do Monte Cordova. N.º 27 Carlota Angela. N.º 28 Quatro horas innocentes. N.º 29 As virtudes antigas Um poeta portuguez... rico! N.º 30 A filha do Doutor Negro. N.º 31 Estrellas propicias. N.º 32 A filha do regicida. N.os 33 e 34 O demonio do ouro. N.º 35 O regicida. N.º 36 A filha do arcediago. N.º 37 A neta do arcediago. N.º 38 Delictos da Mocidade. N.º 39 Onde está a felicidade? N.º 40 Um homem de brios. N.º 41 Memorias de Guilherme do Amaral. N.os 42, 43 e 44 Mysterios de Lisboa. N.os 45 e 46 Livro negro de padre Diniz. N.os 47 e 48 O judeu. N.º 49 Duas épocas da vida. N.º 50 Estrellas funestas.

ESTRELLAS

FUNESTAS

QUINTA EDIÇÃO

1906 PARCERIA ANTONIO MARIA PEREIRA Livraria editora e Officinas Typographica e de Encadernação Movidas a electricidade Rua Augusta 44 a 54 LISBOA

1906 OFFICINAS TYPOGRAPHICA E DE ENCADERNAÇÃO Movidas a electricidade Da Parceria Antonio Maria Pereira Rua Augusta, 44, 46 e 48, 1.º andar LISBOA

A QUEM LER

Venho já a declarar que me desgosta o titulo d'este meu romance; mas não é esta a primeira vez que meus actos, invenções e palavras me desgostam, embora extranhos applaudam uns e outras.

Tem uma certa graça, mixto de luz e escuridade, aquelle titulo: o que não tem é verdade, verdade moral, acommodada á minha philosophia.

No romance que publiquei, intitulado AS TRES IRMÃS, rematei dizendo que não ha bons nem maus destinos, como se dissesse que o homem é o responsavel, o agente, o motor arbitrario de suas acções, das quaes lhe advém o socego ou a inquietação, a dita ou a desdita, a publica estima ou a desprezadora abominação.

Quem tal crê e disse, rejeita e desadora estrellas propicias ou funestas, como cousa de agouros, de crendices, de poetas, e de vulgar superstição.

O titulo, pois, tem muito com a fórma, e pouquissimo ou nada com a substancia d'esta novella. Quem não quizer chamar lhe ESTRELLAS FUNESTAS, emende para os MAUS CAMINHOS DA DESGRAÇA, ou outro titulo de seu sabor, que eu de tudo me contento, se o não denominarem INVENÇÕES DO AUCTOR.

Historia mais verdadeira nunca eu a escrevi. Por verdadeira de mais, estiveram os apontamentos d'ella a olvidarem se me na escuridade para onde os afastaram deferencias, appellidos e pessoas, umas que se prezam em si, outras, menos em si, e muito em seus antepassados.

Deliberei, depois de censurado por pessoa que, a meu instar, me cedera as notas, a dar á estampa successos, que a bem merecem, por serem de lição a infelizes, caidos em abysmos por suas proprias mãos abertos. Para me expôr á somenos tacha de indiscreto, mudei nomes, sentindo não poder mudar localidades, que então lá se ia abaixo, na rampa das chamadas conveniencias, o timbre da verdade historica, a côr, a essencia, o melhor das obras de arte.

Se, mesmo assim, muitos leitores, maiores de cincoenta annos, levantarem o sendal com que lhes quiz encobrir algumas feições da verdade, e as divulgarem a seus amigos, d'aqui me despeno da coima de linguareiro, offensor de cinzas illustres, e assoprador d'ellas aos olhos de quem os fecha para não ver os peccados de seus avós, contentando se com ve' los retratados na lona, e ennobrecidos nos bens herdados... Continue reading book >>




eBook Downloads
ePUB eBook
• iBooks for iPhone and iPad
• Nook
• Sony Reader
Kindle eBook
• Mobi file format for Kindle
Read eBook
• Load eBook in browser
Text File eBook
• Computers
• Windows
• Mac

Review this book



Popular Genres
More Genres
Languages
Paid Books