Books Should Be Free is now
Loyal Books
Free Public Domain Audiobooks & eBook Downloads
Search by: Title, Author or Keyword

Galleria dos Vice-reis e Governadores da India Portugueza   By: (1815-1863)

Book cover

First Page:

GALLERIA

DOS

VICE REIS, E GOVERNADORES

DA

INDIA PORTUGUEZA

DEDICADA AOS ILLUSTRES DESCENDENTES DE TAES

HEROES

POR

José Maria Delorme Colaço

CAVALLEIRO DA ORDEM MILITAR DE S. FERNANDO DE 1.ª CLASSE, DA AMERICANA DE IZABEL A CATHOLICA, E CAPITAM DE INFANTARIA AJUDANTE D'ORDENS DO EX.mo BARÃO DO CANDAL, GOVERNADOR GERAL DOS ESTADOS DA INDIA.

EM 1839 E 1840.

LISBOA:

TYPOGRAPHIA DE A. S. COELHO. RUA DO OUTEIRO N.º 4.

1841.

AO PUBLICO.

Esta Galleria he formada pela copêa exacta, e minucioza dos grandes[1] Retratos que existem nas salas do Palacio do Governo em Pamgim, acompanhada de um rezumo Historico sobre os factos mais notaveis de cada um.

Não querendo fazer elogio a meu pincel, pois que apenas tem sido exercitado em Dezenhos militares, advirto o benigno Publico; que a multidão de irregularidades, e erros, que aprezenta a maior parte destes Retratos, são os mesmos que lá estão, julgando eu nisto conservar lhe o merecimento, e não ser obra de fanthazia.

O grande empenho, que nesta Collecção mostrão os especuladores Extrangeiros, me faz acreditar ser um bem, e honra, que primeiro aparececem na propria Patria do que em Paiz extranho.

[1] Tem 8 pés de alto e 4 de largo.

N.º 1

[Gravura: Vice Rey D. Francisco d'Almeida]

Vice Rey D. Francisco d'Almeida .

O Vice Rei D. Francisco de Almeida foi para a Azia no anno 1505 e chegando em Septembro a Angediva forteficou aquella pequena Ilha: Foi ás terras de Canará aonde se demorou, destruio a Cidade de Dabul, mandou fazer uma Fortaleza em Cananor, e outra em Cochim, sendo ordinariamente sua rezidencia neste ultimo ponto Foi o primeiro que com o Titulo de Vice Rei governou os Estados da India em cujo Governo esteve até 18 de Novembro de 1509.

De volta para a Europa morreo na Agoada do Saldanha ás mãos dos Cafres, no 1.º de Março de 1510.

N.º 2

[Gravura: Governador Affonso de Albuquerque]

Governador Affonso de Albuquerque .

O Governador Affonso de Albuquerque, o Grande Heroe da Azia succedeo como Governador em 18 de Novembro, de 1509 ao V. R. D. Francisco de Almeida.

Tomou a Ilha e Cidade de Gôa aos Mouros em 17 de Fevereiro de 1510; que sendo logo depois retomada pelo Idal Kan tornou a conquista la em 25 de Novembro do mesmo anno. Ganhou Ormuz e Malaca Mandou construir as Fortalezas de Calicut, e Gôa Descubrio as Ilhas de Bandó, e Maluco.

De volta de Ormuz faleceo na Barra de Goa em Dezembro de 1515.

Os seus restos primeiro depositados na Igreja de N. Senhora do monte da Serra (que elle mandou edeficar em cumprimento de voto feito pelo livramento de sua náo N. Senhora da Serra que deo em um baixo junto á Ilha de Camarão no mar roxo) forão transportados para Lisboa em 1556 com bastante saudade, e opposição dos habitantes de Goa.

N.º 3

[Gravura: Governador Lopo Soares de Albergaria]

Governador Lopo Soares de Albergaria.

O Governador Lopo Soares de Albergaria succedeo ao Governador Affonso de Albuquerque em Dezembro de 1515 Foi ao Porto Judá, e avassalou seo Rei Forteficou Ceilão, e fez seo Rei tributario Governou até 1518 em que voltou para Portugal.

N.º 4

[Gravura: Governador Diogo Lopes de Sequeira]

Governador Diogo Lopes de Sequeira.

O Governador Diogo Lopes de Sequeira, succedeo ao Governador Lopo Soares de Albergaria no anno do 1518 Entrou no estreito do mar roxo, Forteficou Chaul Governou até Janeiro 1522 e voltou ao Reino

N.º 5

[Gravura: Governador D. Duarte de Menezes]

Governador D. Duarte de Menezes.

O Governador D. Duarte de Menezes, Senhor da caza de Tarouca, succedeo ao Governador Diogo Lopes de Sequeira em Janeiro de 1522

Mandou construir a Fortaleza de S. João de Tornate em Maluco, e voltou para o Reino em 1524.

N.º 6

[Gravura: Vice Rey D. Vasco da Gamma]

Vice Rey D. Vasco da Gamma.

O Vice Rei D. Vasco da Gama, Conde Almirante dos mares da India, succedeo ao Governador D. Duarte de Menezes no anno de 1524.

Foi quem em 1499 descubrio a India Seo nome bastou para afugentar os Piratas, respeitar o nome Portuguez, e restabellecer a ordem Faleceo em Cochim quatro mezes depois de sua chegada... Continue reading book >>




eBook Downloads
ePUB eBook
• iBooks for iPhone and iPad
• Nook
• Sony Reader
Kindle eBook
• Mobi file format for Kindle
Read eBook
• Load eBook in browser
Text File eBook
• Computers
• Windows
• Mac

Review this book



Popular Genres
More Genres
Languages
Paid Books