Books Should Be Free is now
Loyal Books
Free Public Domain Audiobooks & eBook Downloads
Search by: Title, Author or Keyword

A Gratidão   By: (1825-1890)

Book cover

First Page:

A GRATIDÃO.

A GRATIDÃO.

ROMANCE.

I.

Estavamos nos ultimos dias de Dezembro de 1846. Uma camada mui espessa de neve cobria o sólo. O ar, sombrio e carregado, indicava que mais neve não tardava a cahir. Os ramos nús das arvores dos montes tremiam soprados pelo vento norte gelado. Estava tudo n'um perfeito socego, e tristeza; nem o mais leve murmurio se ouvia.

Uma velha, e uma criancinha, apesar do rigor do frio, seguiam com difficuldade o caminho, que da serra de Vallongo conduz a S. Cosme. A criança, d'espaço a espaço, soprava ás mãosinhas inteiriçadas pelo frio, e não se podendo sustentar sobre os pés, que tinha inchados pelas frieiras, caminhava vacillante; mas vencendo todos os obstaculos, com uma energia superior á sua idade, tomava galhardamente o seu lugar ao lado da velha. Esta parecia ter sessenta annos. Estava corcovada mais pela miseria, do que pela idade, e tinha no rosto profundas rugas. Pelo modo como andava, e tateava o caminho com a mulêta, via se que era cega.

Aonde vamos nós, Rosa? perguntou a velha á rapariguinha.

Em meio caminho, minha avó.

Jesus Senhor, valei me, disse a cega, pois que as minhas pobres pernas já estão cançadas, e parece me que não chego ao fim da jornada.

Encoste se ao meu hombro, avósinha, que eu não estou cançada.

Não, não. Tudo está acabado. Eu morro aqui, Rosinha. Tenho muita fome, e muito frio para vencer o caminho até S. Cosme. Ai meu Pai do céo, que me sinto desfallecer...

Fez um gesto de desespero, e a cega cahiu sobre o caminho.

Avósinha, avósinha, gritava Rosa assustada, volte a si, que lh'o peço eu; mais um pequeno esforço e chegaremos a S. Cosme.

A cega não deu accordo de si.

Avósinha, continuou Rosa chorando, e cobrindo a de beijos, se me abandona, que hei de fazer? Quer que eu morra de paixão?

Morrer, tu, minha Rosinha, disse a cega levantando se. Oh! meu Deus, não permittaes tal.

Então levante se que lh'o peço eu; se fica aqui mais tempo o frio matal a ia. Em S. Cosme nos aqueceremos.

Ai de mim, disse a cega, levantando se ajudada de Rosa, e a snr.^a D. Thereza receber nos ha?

Ha de receber sim, minha avósinha, eu lh'o afianço. Não creio que a boa snr.^a D. Thereza nos despeça. Quando eu lhe ia vender flôres silvestres, que apanhava no monte, abraçava me, e dizia me muitas vezes, que desejava que eu fosse sua filha.

Não duvido que ella te receba, porque és muito linda e agradavel; agora o que eu não creio é que me receba a mim, que sou uma velha e cega, que para nada sirvo.

Se assim acontecer, voltaremos á nossa aldêa, e os bons lavradores, que conheceram meus paes, terão piedade de nós, soccorrer nos hão, e eu trabalharei para lhes pagar, o que elles vos derem.

A avó, muito commovida, apertou ao coração a pequena, e murmurou palavras de ternura e gratidão; e reanimada por esta felicidade, que Rosa lhe tinha feito experimentar, retomou com passo mais firme o caminho de S. Cosme.

O vento soprava já com mais força; o ar tinha escurecido mais, e pequenos flocos de neve se viam voltejar no ar. Rosa, tiritando com frio, fazia esforços sobrehumanos para poder andar, e cada passo, que a pobre cega dava, era acompanhado d'um suspiro surdo. O vento augmentou, e os flocos de neve, que ao principio eram raros, cahiam em maior abundancia.

Rosinha, disse a cega, bem queria andar, mas não posso; deixa me ficar.

Avósinha, eu já avisto a torre da igreja de S. Cosme.

Estás bem certa d'isso?

Eu não queria mentir...

Vamos andando. Permitta Deus que eu possa vencer o caminho.

Não tenha receio de me cançar, minha avó; sou forte, e não estou fatigada. Encoste se ao meu hombro.

Meu querido anjinho, que Deus te pague tudo o que me fazes.

Chegaram finalmente a S. Cosme, á quinta de D. Thereza de Sousa, depois de mil esforços, que cançaram completamente avó e neta... Continue reading book >>




eBook Downloads
ePUB eBook
• iBooks for iPhone and iPad
• Nook
• Sony Reader
Kindle eBook
• Mobi file format for Kindle
Read eBook
• Load eBook in browser
Text File eBook
• Computers
• Windows
• Mac

Review this book



Popular Genres
More Genres
Languages
Paid Books