Books Should Be Free is now
Loyal Books
Free Public Domain Audiobooks & eBook Downloads
Search by: Title, Author or Keyword

Historia diplomatica do Brazil O Reconhecimento do Imperio   By: (1867-1928)

Book cover

First Page:

Nota de editor: Devido à existência de erros tipográficos neste texto, foram tomadas várias decisões quanto à versão final. Em caso de dúvida, a grafia foi mantida de acordo com o original. No final deste livro encontrará a lista de erros corrigidos.

Rita Farinha (Jul. 2009)

O

RECONHECIMENTO

DO IMPERIO

[Figura: GEORGE CANNING

Segundo uma tela de Stewardson, gravada por W^m Brett.]

OLIVEIRA LIMA

da Academia Brazileira

Historia Diplomatica do Brazil

O

Reconhecimento

do Imperio

H. GARNIER, LIVREIRO EDITOR

71 73, rua do Ouvidor, 71 73 6, rue des Saints Pères, 6 RIO DE JANEIRO PARIS

TRABALHOS DO AUCTOR

Pernambuco, Seu desenvolvimento historico . Leipzig, F. A. Brockhaus, 1895. 1 vol. de XIII, 327 paginas, com 4 retratos.

Sept Ans de République au Brésil (1889 96), extrait de la «Nouvelle Revue». Paris, 1896. 1 folheto de 36 paginas.

Aspectos da Litteratura Colonial Brazileira. Leipzig, F. A. Brockhaus, 1896. 1 vol. de XVI, 301 paginas.

Nos Estados Unidos, Impressões politicas e sociaes . Leipzig, F. A. Brockhaus, 1899. 1 vol. de 524 paginas.

Memoria sobre o descobrimento do Brazil, Suas primeiras explorações e negociações diplomaticas a que deu origem . Premiada em concurso pela Associação do Quarto Centenario do Descobrimento do Brazil e publicada no Livro do Centenario. Rio de Janeiro, 1900.

Á MEMORIA DE UM AMIGO

([] 3 de Novembro de 1897.)

Dedicando á memoria do barão d'Itajubá este ensaio, o primeiro de uma serie sobre a nossa historia no exterior, desejo relembrar esse amigo, que durante trez saudosos annos foi meu chefe na Legação em Berlim, e cuja morte prematura significou para a diplomacia brazileira, n'aquelle momento, a perda do seu mais completo representante.

Digo completo, porque elle reunia á finura da intelligencia e á pratica dos negocios, a distincção das maneiras e a formosura do caracter. Pode se de certo ser um grande diplomata sem o ultimo predicado: o já classico exemplo de Talleyrand ahi está para proval o. A experiencia dos negocios pode ser supprida pelos rasgos de genio: Napoleão, aos 28 annos, dirigia as negociações de Campo Formio com a pericia consummada que Albert Sorel nos descreveu em um bello trabalho. Itajubá era porem o equilibrio moral em pessoa. N'elle algumas qualidades se não haviam desenvolvido extraordinariamente á custa d'outras. Methodico em extremo, a chancellaria era o seu templo, o expediente o seu sacerdocio, sem que comtudo a rotina o tornasse imbecil, ou sequer a burocracia lhe desmanchasse a linha fidalga. A certa hora aquelle funccionario modelo convertia se muito naturalmente porque n'elle nada havia de affectado no homem de sociedade mais correcto e mais attrahente. Á banca de trabalho nunca conheci intelligencia mais viva, percepção mais prompta dos diversos lados de uma questão. Em um salão nunca conheci pessoa mais á sua vontade, tendo uma resposta finamente espirituosa, nunca maldosa, para tudo, igualmente amavel para com todos.

Esta amabilidade era tanto mais captivante, quanto derivava não só da sua educação, como do seu coração. Itajubá era, além de intelligente e distincto, bom, fundamentalmente bom, de uma bondade simples e tocante. A sua alma rejubilava discretamente á idéa do bem que n'um dado momento podia praticar, e atormentava se com o mal para outrem que não podia evitar. Para outrem note se, porque, no que lhe dizia respeito, mostrava uma impassibilidade que dava a medida do seu espirito superior. Não que fosse indifferente aos ataques ou á má vontade. Sua sensibilidade era em demasia delicada para permittir lh'o, mas sabia como genuino mundano esconder a sua contrariedade, sem, christão verdadeiro, guardar o mais leve rancor.

Repito, Itajubá era o equilibrio moral em pessoa: igualmente solicito no desempenho dos seus deveres officiaes e sociaes, polido até o requinte, generoso de verdadeiras attenções que é bem mais difficil do que ser generoso de dinheiro affectuoso até a ternura para os seus, que o adoravam, e para os amigos, que o estremeciam... Continue reading book >>




eBook Downloads
ePUB eBook
• iBooks for iPhone and iPad
• Nook
• Sony Reader
Kindle eBook
• Mobi file format for Kindle
Read eBook
• Load eBook in browser
Text File eBook
• Computers
• Windows
• Mac

Review this book



Popular Genres
More Genres
Languages
Paid Books