Books Should Be Free is now
Loyal Books
Free Public Domain Audiobooks & eBook Downloads
Search by: Title, Author or Keyword

Jaime de Magalhães Lima   By: (1866-1938)

Book cover

First Page:

OS NOSSOS ESCRITORES

VI

JAIME DE MAGALHÃES LIMA

POR

JOSÉ AGOSTINHO

CASA EDITORA DE ANTONIO FIGUEIRINHAS 1911

Deposito Geral: LIVRARIA PORTUENSE, de Lopes & C.ª Suc.or 119, Rua do Almada, 123 PORTO

OS NOSSOS ESCRITORES

VI

Comp. e imp. Typ. Universal de Figueirinhas & C.ª Rua das Oliveiras, 75 Porto

OS NOSSOS ESCRITORES

VI

JAIME DE MAGALHÃES LIMA

POR

JOSÉ AGOSTINHO

CASA EDITORA DE ANTONIO FIGUEIRINHAS 1911

Deposito Geral: LIVRARIA PORTUENSE, de Lopes & C.ª Suc.or 119, Rua do Almada, 123 PORTO

SUMARIO

Uma monstruosidade do Passado A Meza Censória Torquemada e Escobar A critica com o constitucionalismo Como a Meza Censoria persiste A hypocrisia Que critica a Republica recebe das mãos da Monarquia O que ela é, em geral Como ha de haver Arte livre? Como ha de haver escritores e editores? Os unicos trabalhadores livres O faciosiamo na politica e nas letras José Caldas e Joaquim Costa Emilio Littré e Augusto Comte Madame Comte e Clotilde de Vaux Uma liberdade que a Republica tem de conquistar O heroismo português Trabalhadores independentes Verdades sobre Garrett Verdadeiros livres pensadores Camilo, Inacio Pizarro, Pedro de Lima, Jorge Artur, Hamilton, J. A. Vieira, S. Dias, A. da Costa, A. T. da Silva Leitão e Castro, P. da Cunha, J. de Lemos, A. da Conceição, Guilherme d'Azevedo Os Magalhães Lima O dr. Sebastião de Magalhães Lima Jaime Lima e o seu refugio A sua vida moral e mental Ideias de Malebranche, Pascal, Moutesquieu, Guyau, Amiel e Fouillée Constant Martha e Lucrecio e Epicuro Jesus Cristo e Tolstoi A Terra Impopularidade voluntaria Heroismo perfeito Filósofo na poesia, sociólogo no romance, pensador na crítica Apostolos da Terra Amostras de estilo Via Redentora Vozes do meu lar Um belo excerto Eduardo Schuré Defeitos Melchior de Vogüé O que seria desejavel na obra de J. de M. Lima O romancista Superioridade notavel Julio Dinis e Camilo A unica lei duravel da estetica positivista Uma animação de Lessing Lessing e Winchelmann A influencia de Platão e do pintor Oeser J. de M. Lima e Balzac, Victor Hugo, Flaubert e Tolstoi Eça de Queiroz e Julio Dinis O romance Na paz do Senhor Qualidades excelentes Nem Pangloss nem Baudelaire Tipos verdadeiros Os romances No Reino da Saudade e Sonho de Perfeição Verdadeiros modelos O critico Menor e servo S. Francisco d'Assis Esquecimento das obras de Prudenzano e Pardo Bazan Guerra Junqueiro Leonardo Coimbra Superioridade de J. M. de Lima Alexandre Herculano e José Estevão Nem Planche nem Sainte Beuve Balzac e Werdet Alfredo de Vigny José Estevão, Danton, Robespierre, Lamartine e Mirabeau Fernandes Tomás e A. José d'Almeida A conclusão dum belo livro Serenidade nos processos criticos Porque destacamos a figura de J. de Magalhães Lima.

Uma das monstruosidades do passado, e ainda com predominio no presente, é a escravidão da conciencia. Horror e vergonha da Humanidade, foi Meza Censoria, depois de ser cátedra e pulpito, fogueira e pôtro, fôrca e anátema.

Julgou sempre sem autoridade de juís, porque foi sempre verdugo. Nunca pôde ser lei pura, porque foi sempre suplicio e ignominia, patibulo.

Para cometer o seu crime com prestigio, com absolvição plena dos seus rancores, abrigou se em todos os refugios sagrados e vestiu todas as túnicas luminosas: a túnica de Jesus Cristo, a pretexta de Catão, o manto de Sócrates.

Tudo lhe serviu para armadura, escudo, auréola e máscara.

Entre nós, como em toda a Europa, esse monstro alapardou se na rigidês da ortodoxia intolerante que apedrejou Fénelon, e mordeu o calcanhar branco de S. Francisco d'Assis. Deu a Torquemada o báculo do pescador Pedro e a Escobar o principado de S. Francisco Xavier. Ululou, queimou, deturpou, assolou, enxertando a alma negra de Atila na haste aromal do Evangelho, voz e guia da Humanidade em jornada... Continue reading book >>




eBook Downloads
ePUB eBook
• iBooks for iPhone and iPad
• Nook
• Sony Reader
Kindle eBook
• Mobi file format for Kindle
Read eBook
• Load eBook in browser
Text File eBook
• Computers
• Windows
• Mac

Review this book



Popular Genres
More Genres
Languages
Paid Books