Books Should Be Free is now
Loyal Books
Free Public Domain Audiobooks & eBook Downloads
Search by: Title, Author or Keyword

Judas Romance lirico em quatro jornadas   By: (1864-1926)

Book cover

First Page:

JUDAS

DO MESMO AUCTOR

Theatro:

A Flôr dos Trigaes , comedia original em um acto, em verso Theatro de D. Maria II.

Aspasia , drama original em quatro actos Idem.

Samuel , idem Idem.

A Tesoura , monologo Idem.

A Charada , sainete original Theatro do Gymnasio.

Casados Solteiros , comedia original em tres actos Idem.

O Vicio , peça original em cinco actos Theatro do Principe Real.

Em livro Edições esgotadas:

Religião do Amor , versos.

O Padre , romance intimo.

A Pança , contos.

A Lei da Exauctoração Militar , poemeto.

Cyrilleida , analyse de uma critica á «Velhice do Padre Eterno.»

Juizo Final Evangelho da Consciencia.

A entrar no prélo:

O Rabbi da Galiléa (Vida de Jesus) Romance.

Juizo Final Evangelho da Consciencia 2.ª edição.

Em preparação:

Consciencia Libertada Evangelho do Futuro.

Lendas de Israel.

Augusto de Lacerda

JUDAS

ROMANCE LIRICO

EM

QUATRO JORNADAS

LISBOA

Antiga Casa Bertrand JOSÉ BASTOS

73, Rua Garrett, 75

1901

Exemplar n.º 461

Todos os direitos d'este livro são propriedade exclusiva e reservada do seu auctor.

Ao Dr. Manoel Maria Bordallo Pinheiro

Il n'y a guère de détails certains en histoire; les détails cependant ont toujours quelque signification. Le talent de l'historien consiste à faire un ensemble vrai avec des traits qui ne sont vrais qu'à demi.

Ernest Renan Vie de Jésus

PRIMEIRA JORNADA

EM 8 DE NISAN

PRIMEIRA JORNADA

EM 8 DE NISAN

A aldeia de Bethania fica a hora e meia de Jerusalem. Sobre a collina em que ella assenta ergue se, modesta e affastada das outras habitações, a casa de Simão, o Leproso . Tem esta a forma tipica de uma piramide rectangular truncada, e na parte superior um terraço onde florescem nos canteiros roseiras de Jerichó.

Em frente da porta, ladeada de duas janellas a deseguaes alturas, um pequeno largo coberto pela enorme abobada de verdura de grossas arvores seculares, coevas talvez dos ultimos grandes profetas.

A agua de uma fonte visinha, jorrando natural da fenda de um rochedo, cae sobre uma pia ampla, de architectura romana, espalhando no ambiente notas cristallinas, e fazendo nos pensar na Samaritana da lenda...

Um tronco de arvore carcomido pelo tempo e tombado no solo convida ao descanso e á meditação.

Uma longa estrada, aberta pelo rodar dos carriões, vae desde ali serpeando por entre o matto, ora subindo, ora descendo, em curvas graciosas, até que chega aos terrenos cultivados onde o trigo verdeja e as papoulas entreoccultam as suas manchas rubras. Ergue se então o Monte das Oliveiras, de um verde acinzentado; da sua macissa ramagem surgem, majestosos, dois altissimos cedros antigos como Babylonia, e em volta dos quaes esvoaça um bando de pombas brancas.

Aquelle monte, á esquerda, rude, penhascoso, de côr turva, é o Monte do Escandalo; e chama se Cedron o riosinho que apparece na linha inferior da encosta, e que, muito calmo e prateado, vae sumir se alem no Valle de Josaphat, onde dormem em seus sepulcros caiádos as ossadas dos profetas e patriarchas.

Lá ao longe, no fundo do quadro e sobre terreno irregular, alonga se a cidade de Jerusalem com as suas casarias de configuração muito geometrica, amontoadas como um forte punhado de dados. Mal se distinguem as ruas estreitas, com apparencia suja nas velhas cantarias.

A cidade vae n'um plano ascendente, que se quebra para lá da encosta: é ali a antiga Sião do tempo do grande rei David. Mais clara, vem descendo a cidade nova, terminando junto do Monte Moriah onde, segundo diz a lenda, Abrahão esteve prestes a immolar seu filho Isaac, em sacrificio ao Senhor. Por isso n'aquelle monte se alevanta, mudo como um misterio, o grande Templo, a casa do Deus que «foi, é e ha de ser»: Jehovat . A Torre Antonia, a um dos angulos do vastissimo quadrado, que fecha o recinto vedado a profanos, é como uma sentinella de Tiberio, na sua attenta quietação.

Para alem da cidade, a perder de vista, alonga se o campo inculto, onde o carrasco e a urze predominam, e onde raras palmeiras deixam pender suas folhas esfarrapadas... Continue reading book >>




eBook Downloads
ePUB eBook
• iBooks for iPhone and iPad
• Nook
• Sony Reader
Kindle eBook
• Mobi file format for Kindle
Read eBook
• Load eBook in browser
Text File eBook
• Computers
• Windows
• Mac

Review this book



Popular Genres
More Genres
Languages
Paid Books