Books Should Be Free is now
Loyal Books
Free Public Domain Audiobooks & eBook Downloads
Search by: Title, Author or Keyword

K4 O Quadrado Azul   By: (1893-1970)

Book cover

First Page:

JOSÉ DE ALMADA NEGREIROS

K4

o quadrado

AZUL

ACABA DE APARECER

POESIA TERMINUS

DIZ SE AQUI O SEGREDO

DO GENIO

INTRANSMISSIVEL

LISBOA 1917 EUROPA MODELO 1920

EDITORES

amadeo JOSÉ de souza ALMADA cardoso

JOSÉ DE ALMADA NEGREIROS

LITORAL

(POÊMA)

E ARTIGO MANIFESTO SOBRE A EXPOSIÇÃO DE

amadeo de souza cardoso

NA LIGA NAVAL PORTUGUESA

Á VENDA NAS LIVRARIAS

K4

o quadrado

AZUL

MIMA FATÁXA SINFONIA COSMOPOLITA E APOLOGIA DO TRIANGULO FEMENINO

amadeo JOSÉ de souza ALMADA cardoso

EDIÇAO LUXURIANTE

EXEMPLARES RAROS. UNICOS ORIGINAES

ENCOMENDAS ANTECIPADAS A AMADEO DE SOUZA CARDOSO 27, RUE DE FLEURUS PARIS.

amadeo de souza cardoso dans plusieurs expositions marchands et galleries Paris Londres Berlin Cologne Munich Hambourg New York Chicago.

POESIA TERMINUS

DIZ SE AQUI O SEGREDO DO GENIO

INTRANSMISSIVEL

amadeo A de souza cardoso substantivo impar 1, o detentor da Apologia Masculina, o que me possue em tatuagem azul na sensibilidade, o Amante preferido da Luxuria e do Vicio (Vide genio Pintor).

JOSÉ DE ALMADA NEGREIROS

LISBOA 1917 EUROPA MODELO 1920

AVULSO 10 reis 20 5 92

O perfume penetrante da sua alma raffinée não passava atravez do kimono de crépe da China. O seu ar não era de modestia tinha era uma maneira parada de se existir pra fóra, mas quem analysásse melhor os seus gestos veria que faziam lembrar um loup que mal lhe encobrisse a oval delicada do rosto sem conseguir disfarçar os requintes exquisitos da sua alma de eleição. O velho e sympathico Marquez seu pae não a comprehendia e não era porque não lhe custásse muitos cabelos brancos andar sempre atraz d'ella pra lhe advinhar os pensamentos. Quando havia visitas ella punha se logo no seu constante mau estar que lhe encobria todo o seu fino espirito a quem não a conhecêsse (e infelizmente ninguem a comprehendia) e o pobre Marquez tirando com a paciencia o seu monóculo de aro d'oiro, inclinava se sobre um joelho e dizia baixo ás visitas prá desculpar e sem que ella o ouvisse: É muito doente, coitada! e punha de nôvo o monóculo com uma dôr de pae desolado que não podia remediar aquella fatalidade de maneira nenhuma. Por outro lado a muito illustre e distincta senhora Marqueza sua mãe, desfazia se em mimos para ella por todos os cantos; e todas as tardes, quando sua filha ía espairecer pró vasto terraço que dava prós jardins do palacio, vinha a pobre Marqueza passar lhe a mão plas costas com uma caricia terna que a animásse, mas ella tinha sempre um sorriso imperceptivel nos cantos dos olhos e fugindo lhe do braço com um tregeito souple, onde não transparecia o minimo enfado, ía fechar se por dentro no seu quarto pra escrever uma carta ou pra mudar de toilette ou outra qualquer coisa em que tivesse forçosamente de ficar sosinha. Uma noite no bridge, n'este meu habito de levianamente sympathico, emquanto as estrellas, orificios de luz no firmamento, espreitavam atonitas os jardins ás escuras, comecei a fazer intelligentemente a distinção do viver em Londres e do viver em Lisbôa e distanciava com elegancia as minhas razões a conta las plos dedos bem estimados. Ella voltou pra mim o seu perfil estylisado de nobreza onde transparecia toda a gloria dos brazões de seus antepassados e aprovou me co'os olhos poisados na cigarreira de prata fôsca reluzente sobre o panno verde da meza do bridge: diz muito bem! E pouco a pouco como dois astros perdidos no infinito e cujas trajectorias, antecipadamente traçadas por Aquelle que tudo rege, forçosamente um dia se hão de cruzar, assim tambem as nossas duas almas, já por varias vezes o tinha presentido, era inevitavel que mais cêdo ou mais tarde não viessem a encontrar se face a face. E, ainda bem pra mim, não me enganei! (continúa)

Um dia déra lhe pra pintar e voltou pra mim numa tela um torso ancioso na intensão de vicio. Tinha a feito pra me compreender melhor e que não era tal porque duvidásse de mim... Continue reading book >>




eBook Downloads
ePUB eBook
• iBooks for iPhone and iPad
• Nook
• Sony Reader
Kindle eBook
• Mobi file format for Kindle
Read eBook
• Load eBook in browser
Text File eBook
• Computers
• Windows
• Mac

Review this book



Popular Genres
More Genres
Languages
Paid Books