Books Should Be Free is now
Loyal Books
Free Public Domain Audiobooks & eBook Downloads
Search by: Title, Author or Keyword

Liga Patriotica do Norte   By: (1842-1891)

Book cover

First Page:

ANTHERO DE QUENTAL

ANTHERO DE QUENTAL

LIGA PATRIOTICA DO NORTE

BARCELLOS Typographia da Aurora do Cavado Editor R. V. 1896

Tiragem apenas de 100 exemplares: 20 em papel de linho. 80 em papel d'algodão. N.º

O torpe e prepotente ultimatum de 11 de janeiro de 1890, apresentado ao nosso paiz pela Inglaterra, «a nossa fiel alliada» de tantissimos annos, medrada e engrandecida por essa alliança e desde que ella em má hora para nós começou, á custa de nossas riquezas, sob qualquer fórma que ellas constituidas e manifestadas, de modo que ao passo que com estas ella, a ilha ingrata, se foi opulentando, a passo igual foi o nosso paiz decahindo e resvalando do mais preeminente lugar, do zenith, entre as nações no inicio dos tempos modernos, para o mais infimo e humilde lugar, para o nadir, nos tempos presentes, esse torpe e prepotente ultimatum , terrivel guante de ferro levantado pela mais poderosa das nações, formidanda por suas riquezas, por seu poderio, por seus nenhuns escrupulos, sobre a cabeça da mais empobrecida e enfraquecida d'ellas, não tanto pela idade, como pelas depradações e traições de seus proprios filhos e de estranhos, abriu motivo apparente e só apparente, para o maior numero, ai de nós! para uma como reviviscencia e rejuvenescimento do nosso paiz, que, ferido em sua justiça e em seus brios, de um extremo ao outro de seus dominios, pareceu levantar se, galvanisado pela dureza e brutalidade da affronta, decidido a conquistar no convivio e conceito das nações o posto a que o passado lhe dá incontestado direito, e a que a sua situação na Europa, e seus ainda vastos dominios em tres outras partes do mundo, lhe garantem jus .

Foi d'esse movimento vivo e unisono, e que se afigurara firme e duradouro, e por certo o seria, se não fosse trahido e contrariado pelos mais mesquinhos interesses, pelo mais miseravel egoismo, pelas mais feias e negregadas traições, que rebentaram espontaneas e vividas, entre outras muitas manifestações patrioticas, a subscripção Nacional e a Liga Patriotica do Norte, para presidir a cujos destinos, assumindo sua direcção, ninguem foi julgado mais competente e mais no caso de bem o fazer, pelos predicados de seu passado, de seu talento e de seu amor patrio e pela austeridade de caracter, do que Anthero de Quental.

Convidado para essa presidencia e direcção acceitou as, e superintendendo na organisação dos Estatutos da Liga, chegou a crer e confiar nos destinos d'esta e em sua influencia benefica e decisiva para o levantamento do paiz, como bem o testemunhou no discurso que proferio em 7 de março d'esse anno de 1880 em sessão publica da Liga.

É esse discurso o transcripto em seguida.

Rodrigo Velloso

LIGA PATRIOTICA DO NORTE

Meus senhores: Em primeiro logar, cumpre me agradecer á assembleia geral da «Liga Patriotica do Norte» a honra que me fez, nomeando me seu presidente. Esta honra considero a no momento actual como a maior que um cidadão póde receber dos seus concidadãos. Espero fazer da minha parte para que a «Liga» me ache sempre á altura da confiança que o meu nome e os meus antecedentes lhe inspiraram.

Meus senhores, creio firmemente que a fundação da «Liga Patriotica do Norte» será a primeira pedra do edificio da restauração das forças nacionaes. Não será esta porém uma obra de momentaneo enthusiasmo, mas de aturada paciencia, de patriotica e esclarecida perseverança.

O protesto contra o insulto e a villania da Inglaterra, e o proposito de nos libertarmos da sua aviltante dependencia, implica um esforço viril e persistente para sermos de facto independentes, o que hoje não somos nem politica, nem economicamente. A subscripção nacional, brilhante movimento d'uma paixão nobilissima, será apenas o inicio d'essa obra de resurreição do brio e das forças do povo portuguez... Continue reading book >>




eBook Downloads
ePUB eBook
• iBooks for iPhone and iPad
• Nook
• Sony Reader
Kindle eBook
• Mobi file format for Kindle
Read eBook
• Load eBook in browser
Text File eBook
• Computers
• Windows
• Mac

Review this book



Popular Genres
More Genres
Languages
Paid Books