Books Should Be Free is now
Loyal Books
Free Public Domain Audiobooks & eBook Downloads
Search by: Title, Author or Keyword

Memorias de um pobre diabo   By: (1837-1876)

Book cover

First Page:

MEMORIAS

DE

UM POBRE DIABO

POR

ARISTOTELES DE SOUSA.

RIO DE JANEIRO

LIVRARIA LUSO BRASILEIRA

30 RUA DA QUITANDA 30

MEMORIAS DE UM POBRE DIABO.

LIVRARIA BRAZILEIRA

DE

TANCREDO DE BARROS PAIVA

132, Rua do Lavradio, 132

Annuncia ás Terças feiras no "Jornal do Commercio"

Typographia PERSEVERANÇA rua do Hospicio n. 91

1868

MEMORIAS

DE

UM POBRE DIABO

POR

ARISTOTELES DE SOUSA.

ARISTOTELES DE SOUSA.

Do autor.

RIO DE JANEIRO

LIVRARIA LUSO BRASILEIRA

30 RUA DA QUITANDA 30

Prologo.

Pobreza não é vileza. Aviados andariam os vicios se fizessem conta dos pobres. Por não ser a pobreza vicio, fogem della, até os... escriptores... E como esperar um pobre diabo que outrem, que não elle, escreva suas memorias ?

Responda o respeitavel Publico , sujeito em quem nesta occasião não descarrego a mais tremenda das descomposturas por amor á vazão deste livrinho. Cá me fica ella, porém, de reserva para quando eu haja de escrever algum juizo critico sobre alheia obra.

Eis ahi o que é um prologo ; em latim exordium , em francez avant propos , no alemão Einleitung , no inglez... foolery , e em as outras linguas como queiram, excepto no grego quê por fôrça será pro logos , de logos discurso, pró antecipado, para se não dizer que embaço.

Este prologo e os capitulos seguintes são escriptos em portuguez, com perdão do meu professor de grammatica.

PRIMEIRA PARTE.

CAPITULO I.

Vim á luz ao pôr do sol, minutos antes do toque das Ave Marias. Hora fresca. No anno em que nasci, não appareceu nenhum cometa por cima de mim. Não requeri para vir á luz e, ai de nós! se o nascimento dependesse de um como requer! A esta hora meio mundo não teria feito a barba.

Do dia do nascimento aos meus oito annos de idade, deram se mil e uma circumstancias; notem que não digo pormenores e aprendam a evitar um hespanholismo .

CAPITULO II.

Aos doze annos lia, escrevia, contava e até grammaticava , se dou crédito ao attestado do meu professor, que, nesse tempo, escrevia deste modo proFeçôr .

Ainda noje não atinei como aprendi a lêr, a escrever, a contar e a grammaticar com um professor, que lia Simeão da Nautica em vez de Simão de Nantua , orthographava professor d'aquelle modo, contando pelos dedos quando sommava 325?!

Tambem já não tinha medo de almas do outro mundo.

CAPITULO III.

Ouçam isto:

Senhor meu sobrinho! abeire se cá, sommemos as nossas contas. Ha dous mezes esteve vossê de cama, em risco de morrer entrevado, consequencias das suas sahidas de casa a deshoras; pondo novamente os pés na rua foi contrahir uma divida na importancia de oitenta e cinco mil e quinhentos réis; aqui tenho a nota:

1 Vestido de cambraia de côr com babados... 15$000 1 Chale de lã e sêda....................... 10$000 Dinheiro pedido........................... 6$000 Juros..................................... 2$000 2 Pares de chinelas de saltinho............. 6$000 1 Peça de morim francez..................... 8$000 1 Vidro d'agua de Colonia................... 1$500 1 Dito de Patchouly......................... 1$000 1 Pente de tartaruga (imitação)............ 10$000 1 Pote de pomada............................ 1$000 1 Par de brincos (ouro de lei)............. 25$000 Rs..... 85$500

pagos por mim ao Sr. Moreira, por honra das cinzas de meu irmão. Não satisfeito com esta compra, que vossê diz ter feito para seu uso, como se eu fosse algum pato, ave a mais estupida dos gallinheiros, tanto assim que sempre ouvi chamar pato a quem se deixa levar, sobretudo, pelos não me deixes de certas mulheres; não satisfeito, dizia, ha oito dias recebeu vossê uma sova de peias , em resposta aos desaforados versos que dirigio á santa mulher do honrado visinho o Sr... Continue reading book >>




eBook Downloads
ePUB eBook
• iBooks for iPhone and iPad
• Nook
• Sony Reader
Kindle eBook
• Mobi file format for Kindle
Read eBook
• Load eBook in browser
Text File eBook
• Computers
• Windows
• Mac

Review this book



Popular Genres
More Genres
Languages
Paid Books