Books Should Be Free is now
Loyal Books
Free Public Domain Audiobooks & eBook Downloads
Search by: Title, Author or Keyword

Morte de Yaginadatta Episodio do poema epico - O Ramayana   By: (1846-1925)

Book cover

First Page:

LITTERATURA DA INDIA

I

MORTE DE YAGINADATTA

MORTE DE YAGINADATTA

EPISODIO

DO POEMA EPICO O RAMAYANA

VERSOS PORTUGUEZES

DE

CANDIDO DE FIGUEIREDO

COIMBRA

IMPRENSA DA UNIVERSIDADE

1873

AO PROFUNDO ORIENTALISTA

AO ERUDITISSIMO FILOLOGO

AO APPLAUDIDO PROFESSOR DA UNIVERSIDADE DE OXFORD

MAX MULLER

CONSAGRA

ESTE MESQUINHO TESTIMUNHO DE REVERENCIA, SIMPATHIA E GRATIDÃO

C. DE F.

...... «Não conhecemos na litteratura indiana, nem talvez em litteratura alguma, episodio mais sentido e mais sublime do que aquell'outro do Râmâyana, a «Morte de Yaginadatta». Priamo aos pés de Achilles, na «Illiada» de Homero, é admiravel de dor e de sentimento; arrebata nos a lastimosa Dido nos cantos do cisne mantuano ; Ignez deante de Affonso, no poema de Camões, abala nos a alma e obriga nos a lagrimas: não teme porem confronto com Priamo, Dido e Ignez o cego sublime de Valmiki deante do assassino de seu filho.

Asserções fundadas, mas que podem passar por temerarias, reclamam prova efficaz. Não nos esquivamos a ella.....; tomâmo nos até de ufania com sermos o primeiro que apresenta em linguagem nossa um dos eternos monumentos da verdadeira poesia indiana.

Não é o luxuriante e o garrido da fórma o que nos prende ao episodio de «Yaginadatta»: difficilmente se aprecia a fórma em toda a sua pureza, quando a lima dos commentarios e a crueldade, talvez, das traducções, entibiou naturalmente o colorido que brotou espontaneo da paleta do artista. Mas aquillo que é sempre bello, aquillo que a mão dos seculos não consegue carcomer nem afeiar, aquillo que o genio deixa insculpido em caracteres indeleveis torna immortais e queridos os admiraveis «çlokas» da «Morte de Yaginadatta.»

Reproduziremos o episodio em decasillabos portuguezes. Descorado embora na traducção modesta, entrever se á nelle ao menos a majestosa simplicidade da narração, e conjuntamente se descortinará o ponto mais elevado a que podem sublimar se os sentimentos do coração humano.»

CANDIDO DE FIGUEIREDO, no Instituto , vol. XVII, n.º 4.

ELUCIDAÇÕES E ADVERTENCIA

Os que se derem ao cuidado de confrontar a nossa tentativa com os trabalhos de Gorresio acharão porventura divergencias. Advertiremos, por isso, que a interpretação de Fauche, cujas versões discrepam a revêzes das do filologo italiano, foi a que especialmente nos serviu de guia.

Aos leitores pouco familiarisados com a litteratura indiana offerecemos um indice de algumas palavras do episodio , mais desconhecidas por menos vulgares:

BRAHMANES casta sacerdotal.

ÇUDRAS casta servil.

DAÇARATHA rei de Ayodhya, e pai de Ramá.

DJATA cabelleira especial.

GURÚ mestre, director espiritual.

INDRA o rei dos deuses, o Jupiter indiano.

KCHATRYAS casta militar e real.

RAGHÚ rei dos da raça solar.

RAMÁ o heróe do Ramayana .

YAMÁ o juiz dos mortos, o Plutão indiano.

MORTE DE YAGINADATTA

Quando Ramá, dos homens o mais bravo, partiu para as florestas, Daçaratha aquelle rei outr'ora tão ditoso, deixou se possuir de mágua enorme. Exilados seus filhos, o monarca, tão alto como Indra, escureceu se nas trevas do infortunio, como quando a sombra de um eclipse os céus invade, tapando ao sol a face.

Após seis dias de prantos e saudade, o rei egregio, acordando uma vez á meia noite, lembrou se de uma falta commettida em afastado tempo, e dirigiu se desta fórma a Kaoçálya, sua esposa: Se és tambem acordada, ouve me attenta, Kaoçálya. Quando um homem, dama illustre, faz uma acção, ou boa ou má, não póde evitar no porvir os fructos della. Qualquer que em suas coisas não distingue o bem e o mal, e ás cegas vai obrando, os sabios appellidam no criança... Continue reading book >>




eBook Downloads
ePUB eBook
• iBooks for iPhone and iPad
• Nook
• Sony Reader
Kindle eBook
• Mobi file format for Kindle
Read eBook
• Load eBook in browser
Text File eBook
• Computers
• Windows
• Mac

Review this book



Popular Genres
More Genres
Languages
Paid Books