Books Should Be Free is now
Loyal Books
Free Public Domain Audiobooks & eBook Downloads
Search by: Title, Author or Keyword

Novo dicionário da língua portuguesa   By: (1846-1925)

Book cover

First Page:

Thanks to Rita Farinha, Alberto Manuel Brandão Simões, and the Online Distributed Proofreading Team at http://www.pgdp.net (This file was produced from images generously made available by National Library of Portugal (Biblioteca Nacional de Portugal).) Online searching available provided by Dicionário Aberto at http://dicionario aberto.net

O acordo autografico da lingua portuguesa

O «Diario do Governo» de ontem publicou o seguinte:

Por ter saído com inexactidões, novamente se publica o seguinte acôrdo firmado entre a Academia das Ciencias de Lisboa, e a Academia Brasileira de Letras, em 30 de Abril de 1931, para a unidade ortográfica da lingua portuguesa, com a qual s. ex.^a o ministro concordou por seu despacho de 4 do corrente :

Instrumento do acordo firmado entre a Academia das Ciencias de Lisboa e a Academia Brasileira de Letras, em 30 de Abril de 1931, para a unidade ortografica da lingua portuguesa:

A Academia Brasileira de Letras representada por s. ex.^a o Embaixador do Brasil, sr. dr. José Bonifacio de Andrada e Silva, e a Academia das Ciencias de Lisboa, representada pelo seu presidente, sr. dr. Julio Dantas, animadas do proposito de contribuir para a unidade e, consequentemente, para a maior expansão e prestigio da gloriosa lingua portuguesa, resolvem:

1.^o A Academia Brasileira de Letras aceita a ortografia oficialmente adoptada em Portugal, com as modificações pela mesma Academia propostas nas bases que vão juntas ao instrumento deste acôrdo, devidamente rubricadas, e dele fazem parte integrante.

2.^o A Academia das Ciencias de Lisboa aceita as modificações propostas pela Academia Brasileira de Letras, constantes das referidas bases.

3.^o As duas Academias concordam em examinar em comum as duvidas que de futuro se suscitem quanto á ortografia da lingua portuguesa.

4.^o As duas Academias obrigam se a empregar os seus esforços junto dos respectivos Governos, a fim de que, em harmonia com os termos do presente acôrdo, seja decretada nos dois países a ortografia oficial.

Este instrumento é, na mesma data, assinado do Rio de Janeiro, representando a Academia das Ciencias do Lisboa s. ex.^a o Embaixador de Portugal, sr. dr. Duarte Leite Pereira da Silva, e a Academia Brasileira de Letras o seu presidente, sr. dr. Fernando de Magalhães.

Lisboa, Sala da Academia das Ciencias de Lisboa, 31 de Abril de 1931. Pela Academia Brasileira de Letras, José Bonifacio de Andrada e Silva . Pela Academia das Ciencias de Lisboa, Julio Dantas .

Bases para um acordo ortografico propostas pela Academia Brasileira de Letras e aprovadas em sessão da Academia das Ciencias de Lisboa, de 19 de Março de 1931:

§ 1.^o Eliminar:

1.^o As consoantes mudas: cetro , fruto , sinal em vez de sceptro , fructo , signal .

2.^o As consoantes geminadas: sábado , belo , efeito , em vez de sabbado , bello , effeito .

Exceptuam se:

a) Os ss e rr : russo , carro .

b) O grupo cc , quando os dois cc soarem distintamente: sucção , secção .

3. O h mudo mediano: saír , tesouro , compreender .

Notas :

a) Mantêm se os grupos ch (chiante), lh , nh : chá , velho , ninho .

Excepção:

Conserva se o h mudo nos vocábulos compostos com prefixo, quando existir na lingua, como palavra autónoma, o ultimo elemento: inhumano , deshabituar , deshonra , rehaver .

b) As formas reflexivas ou pronominais do futuro e condicional dos verbos serão escritas sem h : dever se á , amar te ei , dir se ia .

4.^o O s do grupo inicial: ciência , ciática .

5.^o O apóstrofo: dêste , naquele , donde , outrora , estoutro , mãi dagua , daí , dali .

§ 2.^o Substituir:

1.^o O k e o grupo ch (duro), por qu , antes de e e i , e por c , nos outros casos: querubim , monarca , quimica , quilo , Cristo , tecnico ... Continue reading book >>




eBook Downloads
ePUB eBook
• iBooks for iPhone and iPad
• Nook
• Sony Reader
Kindle eBook
• Mobi file format for Kindle
Read eBook
• Load eBook in browser
Text File eBook
• Computers
• Windows
• Mac
PDF eBook
• Download & View PDF file

Review this book



Popular Genres
More Genres
Languages
Paid Books