Books Should Be Free is now
Loyal Books
Free Public Domain Audiobooks & eBook Downloads
Search by: Title, Author or Keyword

O Infante D. Henrique e a arte de navegar dos portuguezes   By: (1852-1929)

Book cover

First Page:

COMMEMORAÇÃO DO CENTENARIO HENRIQUINO

O INFANTE D. HENRIQUE

E

A ARTE DE NAVEGAR DOS PORTUGUEZES

CONFERENCIA FEITA EM 19 DE FEVEREIRO DE 1894

NO

CLUB MILITAR NAVAL

POR

VICENTE M. M. C. ALMEIDA D'EÇA

CAPITÃO TENENTE DA ARMADA, LENTE DA ESCOLA NAVAL

SEGUNDA EDIÇÃO

REVISTA E AUGMENTADA COM ALGUMAS NOTAS

LISBOA

IMPRENSA NACIONAL

1894

O INFANTE D. HENRIQUE

E

A ARTE DE NAVEGAR DOS PORTUGUEZES

COMMEMORAÇÃO DO CENTENARIO HENRIQUINO

O INFANTE D. HENRIQUE

E

A ARTE DE NAVEGAR DOS PORTUGUEZES

CONFERENCIA FEITA EM 19 DE FEVEREIRO DE 1894

NO

CLUB MILITAR NAVAL

POR

VICENTE M. M. C. ALMEIDA D'EÇA

CAPITÃO TENENTE DA ARMADA, LENTE DA ESCOLA NAVAL

SEGUNDA EDIÇÃO

REVISTA E AUGMENTADA COM ALGUMAS NOTAS

LISBOA

IMPRENSA NACIONAL

1894

[Figura]

Vês aqui a grande machina do Mundo, Etherea, e elemental, que fabricada Assi foi do saber alto, e profundo, Que é sem principio e meta limitada. Quem cerca em derredor este rotundo Globo, e sua superficie tão limada, He Deos; mas o que he Deos ninguem o entende Que a tanto o engenho humano não se estende.

Camões Lusiadas , X , LXXX.

Á memoria gloriosa do Infante Dom Henrique

« Oo tu principe pouco menos que devinal! Eu rogo a as tuas sagradas vertudes, que ellas soportem com toda paciencia o ffalecimento de minha ousada pena, querendo tentar h[~u]a tam alta materya como é a declaraçom de tuas vertuosas obras, dignas de tanta glorya, cuja eternal duraçom, sob proveitosa fim, alevantará a tua fama com grande honra de tua memorya .»

Azurara, Chronica do Descobrimento e Conquista de Guiné , cap. II.

SENHORES E PRESADOS CONSOCIOS:

O Club Militar Naval, querendo solemnisar a celebração do quinto centenario do nascimento do Infante D. Henrique, o inclito iniciador das navegações e descobrimentos dos Portuguezes, entendeu que o melhor meio de commemorar essa tão gloriosa data, era reunir em algumas noites os seus associados para ouvirem uma serie de conferencias ou leituras sobre os assumptos mais importantes referentes ao Infante, ou que com elle e a sua obra tivessem relação; e para realisar essas conferencias dignou se convidar diversos dos seus socios.

Honrosa, mas difficil incumbencia! Honrosa, porque, se é um dever de bons patriotas celebrar, sempre que a proposito venha, as glorias nacionaes, é uma honra que não póde recusar se, o ser escolhido para porta voz d'essa celebração; difficil, porque tendo de se fallar diante de uma assembléa de technicos e de sabedores, quasi se torna impossivel dizer lhes cousas que não saibam, resumir lhes estudos que não conheçam, suscitar lhes idéas que já não tenham.

Mas, senhores, a «disciplina militar prestante», de que falla o nosso epico, e que na marinha portugueza é a tradição nunca desmentida da sua obediencia, manda nos embarcar n'esta viagem, e não ha que replicar. Cada um de nós dirá o que sabe e como sabe, certo de que a tabella da vossa cortezia corrigirá os desvios da nossa insufficiencia. E nenhum de certo carece de maior correcção do que eu, a quem, sem que para isso tivesse merecimento, coube determinar o ponto de partida e fazer o primeiro quarto, o quarto de prima , como se dizia na linguagem da antiga marinharia portugueza.

Larguemos, pois.

Os louvores do Infante D. Henrique e a apreciação dos actos que lhe valeram o cognome de Navegador , occupam grandissimo espaço na litteratura patria e estrangeira. Desde a Chronica de Azurara até aos Filhos de D. João I do sr. Oliveira Martins, é longa a lista dos escriptores que se têem occupado do Infante. Só modernamente, porém, é que se póde dizer fixada a determinação do seu valor, resaltando da téla da historia com tanta mais nitidez quanto é sabido que, nos ultimos tempos, criticos de certa escola cuidaram ver no quadro sombras e manchas, a que deram exagerado vulto; o que veiu a redundar em maior esclarecimento dos serviços prestados á patria pelo glorioso Infante... Continue reading book >>




eBook Downloads
ePUB eBook
• iBooks for iPhone and iPad
• Nook
• Sony Reader
Kindle eBook
• Mobi file format for Kindle
Read eBook
• Load eBook in browser
Text File eBook
• Computers
• Windows
• Mac

Review this book



Popular Genres
More Genres
Languages
Paid Books