Books Should Be Free is now
Loyal Books
Free Public Domain Audiobooks & eBook Downloads
Search by: Title, Author or Keyword

O Marquez de Pombal á luz da Philosophia   By: (1853-1917)

Book cover

First Page:

O MARQUEZ DE POMBAL

Á LUZ DA PHILOSOPHIA

ANGELINA VIDAL

O MARQUEZ DE POMBAL

Á LUZ DA PHILOSOPHIA

LISBOA IMPRENSA DA VIUVA SOUSA NEVES 65, Rua da Atalaia, 67 1882

A

CAMILLO CASTELLO BRANCO

ESCRIPTOR ILLUSTRE

Estamos em pleno jubileo.

Cada época traz o seu cunho caracteristico de exagero, e tristes dos que se affoutam a soltar qualquer nota discordante no concerto da lisonja publica.

No meio d'este anemico paiz vibra ainda uma corda vocal, a ultima é a maledicencia. Este facto pathologico é porém de modo tal inoffensivo, que minuciosamente estudada a sua etiologia, conclue se que por unica therapeutica deve applicar se lhe o despreso.

Insultar é uma necessidade tão inherente ao organismo patrio, que se o indigena não houvera a quem fazel o, insultar se hia a si mesmo.

Não se combatem principios; oppõem se abusos a abusos; á communhão da Liberdade não se admittem cerebros livres; tem de annullar se a consciencia, em honra do opportunismo.

Para ser se immortal pedem se as credenciaes aos monarchas da opinião, e inscreve se o pretendente nos clubs do elogio mutuo; não é economico, porque importa a dignidade dos candidatos; mas custa menos do que fazer se eleger deputado de qualquer partido.

Eu porém affasto me dos microscopicos fetiches, para venerar tão só os privilegiados do talento, e tenho bastante valor para arrostar com os desdens do enfatuamento ignaro. Democrata convicta, e evangelisadora do livre exame em ethica, sciencia, e politica, manifesto amplamente as opiniões do meu espirito, com a altiva independencia de quem se habituou a superar os diques verminosos da sórdida mesquinhez.

Por isso estendo fraternamente a mão ao glorioso mestre da patria lingua, e saudando o fecundo engenho do athleta da litteratura portugueza, offereço lhe despretenciosamente estes humildes versos.

Lisboa 30 de abril de 1882.

Angelina Vidal.

I

Um côro de ovações se eleva norte a sul; No seio do paiz, palpita a festa ingente, Mil eccos de alegria ondulam pelo azul, E a vaga popular circula vivamente.

Que enorme vibração aos tristes galvanisa? Que fado deslumbrante a Patria considera? Una rasgo de valor que um mundo synthetisa? Um estro que irradia a Gloria pela esphera?

Um Genio que assombrasse o coração do mundo? Talvez Dante ou Camões, talvez um Diderot, Ou Bacon, ou Voltaire o destructor profundo, Feurbach ou Galileo, Danton, Goethe, Rousseau?

Oh não! A Patria canta o athleta da Realesa, O Hercules pujante, o pulso sem rival Que punha até por terra as leis da Naturesa, Mas que tambem erguia a fama Nacional.

Thuribulisem pois o nome do gigante, Incensem sem descanço o esteio da corôa, O facho da instrucção, o genio penetrante, Que de um montão de cinza ergueu nova Lisboa!

Cantae, Democracia; o espirito do bravo, Que o nivel fez rolar por sobre a Sociedade, Prostrando o jesuitismo, ou libertando o escravo, Quebrando á inquisição as garras da maldade.

Lisonja, ergue a Pombal um hymno de louvores! Realça o que é brilhante, esconde o que é medonho! Cerrae a porta á Historia, ó novos pensadores! O mal não existiu; é falsidade, é sonho!

II

Nove horas; a cidade acorda sob um ceu De christalino azul, de transparente veu; Movimenta se a pouco a gente nas viellas, Adornam se com arte as donas e donzellas, E os sinos vão chamando os fervidos catholicos Aos festejos do templo, e aos canticos symbolicos.

Entoa o padre a missa, e os crentes, com respeito Se curvam brandamente; habita em cada peito A prece fervorosa, os orgãos gemem notas Que fazem palpitar as candidas devotas. Ha como que um sereno e doce mysticismo Que leva os corações, em nuvens de idealismo, Aos páramos do ignoto, aos vagos paradisicos, Onde a crença cultiva os lirios metaphisicos... Continue reading book >>




eBook Downloads
ePUB eBook
• iBooks for iPhone and iPad
• Nook
• Sony Reader
Kindle eBook
• Mobi file format for Kindle
Read eBook
• Load eBook in browser
Text File eBook
• Computers
• Windows
• Mac

Review this book



Popular Genres
More Genres
Languages
Paid Books