Books Should Be Free is now
Loyal Books
Free Public Domain Audiobooks & eBook Downloads
Search by: Title, Author or Keyword

O Primeiro de Maio   By: (1850-1928)

Book cover

First Page:

MAGALHÃES LIMA

O 1.º de Maio

Marchez, l'humanité ne vit pas d'une idée, Elle en allume une autre á l'eternel flambeau

CASA BERTRAND JOSÉ BASTOS

CHIADO

LISBOA

O PRIMEIRO DE MAIO

O PRIMEIRO DE MAIO

POR

S. DE MAGALHÃES LIMA

Marchez, l'humanité ne vit pas d'une idée, Elle en allume une autre á l'eternel flambeau

LISBOA TYP. DA COMPANHIA NACIONAL EDITORA 1894

Á MEMORIA DO MEU QUERIDO MESTRE E SAUDOSISSIMO AMIGO BENOIT MALON

Lisboa, 2 de dezembro de 1893.

Magalhães Lima.

SOLEMNIA VERBA...

Recordo me perfeitamente. Era uma manhã de agosto. Na vespera, Cipriani havia me dito: «amanhã, ás 11 horas, na gare de S. Lazare !»

Fomos ambos pontuaes. Tomámos os nossos bilhetes, e seguimos no trem de Asnières. Era ali, na rua de Colombes, que vivia, ou que agonisava, para melhor dizer, Benoit Malon. Subimos a longa escadaria que conduzia a um terceiro andar. O mestre dormia tranquillamente. Mas, presentindo nos, afastou docemente o lenço branco que lhe encobria o rosto, e estendeu nos a mão com carinho e alvoroço, abraçando nos e beijando nos, ao mesmo tempo.

A sua physionomia, abatida e amarellecida pelo uso da morphina, tinha o aspecto doentio, morbido, de quem, havia muito, não dormira ou se achara dominado por terriveis convulsões. O quarto era pequeno, illuminado por uma janella que deitava para a rua. Sobre o leito em desalinho, alguns jornaes, dobrados uns, abertos outros Le Rappel , La Petite Republique Française , La Justice ... A atmosphera estava impregnada d'aquelle cheiro caracteristico das longas enfermidades dolorosas. A um lado do leito uma mesa, completamente coalhada de garrafas e frascos, uma pequena pharmacia, para assim o dizer; e a outro lado a figura luminosa, transparente e doce de Mademoiselle Estelle Husson, a enfermeira querida e dedicada, que teve a rara coragem e a excepcional perseverança de atravessar os seis longos mezes da doença, passando as noites em vigilia, ao lado do enfermo, sem se deitar...

É uma heroina! disse me Amilcare Cipriani.

E era o, com effeito.

Conservo ainda hoje a sua imagem, intensamente gravada no meu espirito saudosissimo. Uma bata branca envolvia o seu corpo flexivel e franzino, e uma pallidez marmorea se desenhava na sua figura delicada de madona , de olhos azues e de longas tranças louras. Dir se hia uma irmã do doente, pelo soffrimento e pela dôr que a caracterisavam.

Benoit Malon não podia fallar. Escrevia n'uma lousa que tinha sempre ao seu lado, e que elle mesmo limpava, de quando em quando, com uma pequena esponja.

Fez me muitas perguntas. Felicitou me pela publicação do meu livro La Fédération Ibérique , que havia dado a Geisler, para que a elle se referisse na Revue Socialiste . Porque não publica V., em volume, as suas impressões, sobre o congresso operario de Zurich? disse me por fim.

Prometti lhe solemnemente que o faria.

Venho hoje cumprir a minha promessa; e, á tua memoria sacratissima, consagro o fructo do meu labor, ó morto querido!

O PRIMEIRO DE MAIO

O congresso confirma a resolução do congresso de Bruxellas, assim concebida:

O congresso, afim de conservar ao 1.º de Maio o seu verdadeiro caracter de reivindicação do dia normal de 8 horas de trabalho e de affirmação de lucta de classes, resolve:

Que deve fazer se uma manifestação unica em que tomem parte os trabalhadores de todos os paizes;

Que esta manifestação se realise no dia 1.º de maio, e se suspenda o trabalho, n'esse dia, em toda a parte onde seja possivel fazel o.

Adopta tambem a emenda seguinte:

A democracia socialista de cada paiz tem o dever de empregar todos os seus esforços para conseguir a suspensão do trabalho no dia 1 de maio, encorajando todas as tentativas feitas, n'este sentido, pelas differentes organisações locaes... Continue reading book >>




eBook Downloads
ePUB eBook
• iBooks for iPhone and iPad
• Nook
• Sony Reader
Kindle eBook
• Mobi file format for Kindle
Read eBook
• Load eBook in browser
Text File eBook
• Computers
• Windows
• Mac

Review this book



Popular Genres
More Genres
Languages
Paid Books