Books Should Be Free is now
Loyal Books
Free Public Domain Audiobooks & eBook Downloads
Search by: Title, Author or Keyword

Orpheu Nº2 Revista Trimestral de Literatura   By: (1886-1964)

Book cover

First Page:

ORPHEU

2

"ORPHEU"

REVISTA TRIMESTRAL DE LITERATURA

Propriedade de: ORPHEU, L.^da Editor: ANTONIO FERRO

DIRECTORES

Fernando Pessôa Mario de Sá Carneiro

ANO I 1915 N.^o 2 Abril Maio Junho

SUMARIO

ANGELO DE LIMA Poemas Inéditos MARIO DE SÁ CARNEIRO Poemas sem Suporte EDUARDO GUIMARAENS Poemas RAUL LEAL Atelier (novela vertígica) VIOLANTE DE CYSNEIROS (?) Poemas ALVARO DE CAMPOS Ode Marítima LUÍS DE MONTALVÔR Narciso (poema) FERNANDO PESSÔA Chuva oblíqua (poemas interseccionistas)

Colaboração especial do futurista

SANTA RITA PINTOR

(4 hors texte duplos)

Redacção : 190, Rua do Ouro Livraria Brazileira. Oficinas : Tipografia do Comercio, 10, Rua da Oliveira, ao Carmo Telefone 2724

LISBOA

"Orpheu" iniciará na rentrée uma longa série de conferencias de afirmação, sendo as primeiras as seguintes:

A Torre Eiffel e o Genio do Futurismo, por Santa Rita Pintor .

A Arte e a Heraldica, pelo pintor Manuel Jardim .

Teatro Futurista no Espaço, pelo Dr. Raul Leal .

As Esfinges e os Guindastes: estudo do bi metalismo psicologico, por Mario de Sá Carneiro .

SERVIÇO DA REDACÇÃO

Varias razões, tanto de ordem administrativa, como referentes á assunção de responsabilidades literarias perante o publico, levaram o comité redactorial de ORPHEU a achar preferivel que a direcção da revista fôsse assumida pelos actuais directores, não envolvendo tal determinação a minima discordancia com o nosso camarada Luís de Montalvôr, cuja colaboração, aliás, ilustra o presente numero.

De principio, concordara o comité redactorial de ORPHEU em não inserir colaboração artistica: por isso mesmo se adoptou uma capa que o era, brilhante composição do arquitecto José Pacheco. Posteriormente á saída do primeiro numero, julgou, porêm, o mesmo comité que seria interessante inserir em cada numero desenhos ou quadros de um colaborador, em vista do que decidiu fixar a capa, tirando lhe o caracter artistico e dando lhe um simples e normal aspecto tipografico. A realisação desta parte do nosso programa começa no numero actual com a inserção dos quatro definitivos trabalhos futuristas de Santa Rita Pintor.

O Manifesto da Nova Literatura , que havia sido anunciado como devendo fazer parte do n.^o 2 de ORPHEU , não é nêle inserto nem o acompanha. É motivo disto a circunstancia de que, envolvendo a confecção dêsse manifesto o desenvolvimento de principios de ordem altamente scientifica e abstracta, êle não pôde ficar concluido a tempo de ser inserto. Ou aparecerá com o 3.^o numero da revista, ou mesmo antes, talvez, em opusculo ou folheto separado.

O 3.^o numero de ORPHEU será publicado em outubro, com o atraso dum mês, portanto para que a sua acção não seja prejudicada pela época morta.

Os hors texte de Santa Rita Pintor insertos no presente numero foram fotogravados nos ateliers da Ilustradora segundo clichés de

BARROS & GALAMAS 146, Rua da Palma LISBOA

CONDIÇÕES

Toda a correspondencia deve ser dirigida aos Directores.

Convidamos todos os Artistas cuja simpatia esteja com a indole desta Revista a enviarem nos colaboração. No caso de não ser inserta devolveremos os originais.

São nossos depositarios em Portugal os srs. Monteiro & C.^a, Livraria Brazileira 190 e 192, Rua Aurea, Lisboa.

ORPHEU publicará um numero incerto de paginas, nunca inferior a 72, ao preço invariavel de 30 centavos o numero avulso, em Portugal, e 1$500 réis fracos no Brazil.

ASSINATURAS

(Ao ano Série de 4 numeros)

Portugal, Espanha e Colonias portuguesas 1 escudo Brazil 5$000 réis (moeda fraca) União Postal 6 francos

Livraria Brazileira de MONTEIRO & C... Continue reading book >>




eBook Downloads
ePUB eBook
• iBooks for iPhone and iPad
• Nook
• Sony Reader
Kindle eBook
• Mobi file format for Kindle
Read eBook
• Load eBook in browser
Text File eBook
• Computers
• Windows
• Mac

Review this book



Popular Genres
More Genres
Languages
Paid Books