Books Should Be Free is now
Loyal Books
Free Public Domain Audiobooks & eBook Downloads
Search by: Title, Author or Keyword

Os meus amores contos e balladas   By: (1861-1908)

Book cover

First Page:

OS MEUS AMORES

TRINDADE COELHO

OS MEUS AMORES

(Contos e Balladas)

2.^a edição

LISBOA

Livraria de Antonio Maria Pereira

50, 52 Rua Augusta 52, 54

1894

LISBOA

Typographia e Stereotypia Moderna

11 Apostolos 11

Ao Doutor

Antonio Xavier Perestrello

« Os Meus Amores »

Folhas dispersas dos meus annos de oiro, Vivo enxame das minhas alvoradas, Tenho zelos de vós, folhas sagradas, As Desdémonas sois de um outro moiro.

As brancas horas que eu em sonhos doiro, Essas horas febris, illuminadas, Eil as fugindo, em tristes debandadas... Levaes nas azas todo o meu thesoiro.

Folhas: subi, voae ao céo tão alto, Que o ceo em estrellas vos converta e mude, Lá nas longinquas illusões que exalto;

Como as frementes aguas d'um açude, Levae a Deus, no derradeiro salto, O derradeiro adeus da juventude ...

Luiz Osorio .

IDYLLIO RUSTICO

A Fialho d'Almeida .

Quando atravessou a povoação, rua abaixo, com o rebanho atraz d'elle, era ainda muito cedo. Ao longo das ruas tortuosas, as portas conservavam se fechadas, e não vinha das habitações o mais insignificante ruido. Dormia se a somno solto por todas aquellas casas. Apenas algum cão, subitamente acordado em sobresalto pelo chocalhar do rebanho, ladrava do alto dos escadorios de pedra onde ficara de sentinella, ou de dentro das curraladas, onde levara a noite fazendo companhia aos novilhos. D'onde em onde, gallos madrugadores entoavam matinas sonoras, que eram como risadas vibrantes de bohemios, n'alguma esturdia, a deshoras...

Mas passadas as ultimas casas, o silencio condensava se para toda a banda, n'uma grande pacificação de templo adormecido. Nem viv'alma pela ladeira que levava ao rio, por um caminho em zig zags. Fulgiam no céo azul escuro cardumes prateados de estrellas. A toda a largura, a paizagem era torva e indecisa, immersa n'uma luz muito mortiça que nem era bem a da madrugada, nem era bem a da noite. No emtanto a manhã era calma; nem rumores de briza pela rama das azinheiras velhas que faziam guarda ao corrego por onde o rebanho tomara. Cigarras, grillos nas hervagens, rãs que coaxavam nas regueiras, era o mais que se ouvia acima do rumor brando dos chocalhos. Nem um balido de ovelha em todo o rebanho que se ia submissamente á mercê do pequeno pastor, parando se elle parava a colher as amoras frescas dos silvados, recomeçando marcha se de novo elle se punha a caminhar.

Quando passou rente ao meloal da fidalga, ouviu se o ruido de um tiro, que o echo levou para longe.

Não gastes polvora, Antonio! recommendou o pastor. Ouviste?

E logo a voz do guardador:

Madrugas hoje, Gonçalo!

P'ra que saibas: cá um homem não tem medo.

Está bem. Adeus!

Saudinha.

A esse tempo ia se já definindo a manhã, na luz, no som, na côr. Invadia a amplidão da cupula celeste uma tinta alvacenta, onde as estrellas feneciam no seu brilho. Ao alto, na ladeira d'além, entravam de fazer se nitidas as linhas sinuosas das cristas, onde enormes rochedos tinham altitudes de uma immobilidade mysteriosa e sinistra... N'este assomo d'alvorada, as coisas iam despertando lentamente para a alacridade vigorosa da luz. Das moitas e sebes, calhandras era bandos levantavam se repentinamente, em vôo perpendicular, e cortavam ares fóra, chilreantes e alegres, até se perderem de vista por de traz dos arvoredos e cabeços. De cauda em riste e orelhas immoveis, o rafeiro espreitava as hervagens seccas, onde algum reptil passasse vagaroso.

Busca, Turco! fazia lhe o Gonçalo que tinha medo ás cobras. Busca, valente!

Á medida que descia a ladeira, um marulhar monotono de aguas ouvia se, mais e mais distincto. Era o rio que parecia perto; mas primeiro que lá se chegasse ainda era preciso andar... Era um poder de passos e de paciencia, reflectia o pastor, a quem aborreciam de morte os interminaveis torcicollos da vereda... Continue reading book >>




eBook Downloads
ePUB eBook
• iBooks for iPhone and iPad
• Nook
• Sony Reader
Kindle eBook
• Mobi file format for Kindle
Read eBook
• Load eBook in browser
Text File eBook
• Computers
• Windows
• Mac

Review this book



Popular Genres
More Genres
Languages
Paid Books