Books Should Be Free is now
Loyal Books
Free Public Domain Audiobooks & eBook Downloads
Search by: Title, Author or Keyword

A Pata no Choco   By:

Book cover

First Page:

A PATA NO CHOCO.

SEGUNDA EDIÇAÕ.

PORTO, 1827:

Na typ. de Viuva Alvarez Ribeiro & Filhos.

Com licença.

Vende se por 50 reis na mesma Imprensa, e na loja da Fama ás Hortas.

Duas Comadres muito amigas, Maria Pires e Tereza Fernandes , que por nome naõ percaõ, topando se hum dia no solheiro, travaraõ ateada palestra ácerca de huma Pata no chôco ; assumpto este que, parecendo esteril de sua natureza, ellas souberaõ enriquecêllo com toda a loquéla de tagarelas perfeitas. Por tal motivo, e tambem por mostrar aos curiosos leitores as superstições e ridicularias em que se occupaõ mulheres, aqui vai huma copia fiel daquella pratica extravagante.

Maria Pires. Eu, Sr.ª Comadre, ando taõ consumida por causa da minha Pata, taõ affligida estou, que naõ lhe digo nada!....

Tereza Fernandes. Pois que lhe assuccedeo com a sua bixinha, que taõ boa criadeira era?

Pires. Que me havia de assucceder! cousas dos meus peccados, dos meus grandes peccados, que, sendo sem conta, como na verdade saõ, naõ podem deixar de me acarretar mofinas a montes!

Fernandes. Aposto eu que a rapoza lhe apanhou a sua joia, ou alguma zabaneira nossa visinha, que será o mais certo, visto naõ haver já temor da justiça de Deos, nem da d'El Rei; cada hum abafa o que póde, e quem mais abafa melhor lhe vai: como tirem boas provas da surripiadela certos lambões de lingoa grande, logo he tal a mingoa de provas, que naõ ha huma para huma mézinha; ficando o ladraõ rico, e abençoado como o nosso Pai Abrahaõ; e quatro figas para os que foraõ tosquiados ou esfolados, quando Deos quer. Porém descance, minha Comadre, eu lhe responso a Pata; e tenha muita fé em que ella ha de apparecer, se naõ tiver cahido em maõs apegadiças, pois ahi pouco poder tem as minhas rezas; nem ellas me trazem sardinha que o gato leva: mas entaõ iremos fallar com aquelle corpo aberto, que tudo sabe e tudo adivinha, para ao menos sabermos de quem nos havemos de queixar, e naõ andarmos ás cegas botando juizos temerarios.

Pires. Naõ vai por ahi o gato ás filhozes: antes isso fôra; pois se quer estariamos desempeçadas d'outras penas, ainda maiores. Naõ, Snr.ª minha, a Pata naõ foi furtada; está, sim, no chôco ha hum mar de dias, sem acabar de tirar os ovos, encarriçada por hum tal feitio, que naõ bebe nem come cousa que Deos crie; em fim parece Moura encantada: tantas saõ as negras das minhas culpas! Ora, tomando eu isto por caso agourento, ando estarrecidinha de todo; porque, segundo a madorna da Pata e sua longa choquice, arreceio, com muita razaõ, que ella esteja tirando algum Bicho de Chaves, que nos ponha de máos pezares, e a todos nos pape vivas e inteiras!

Fernandes. Appello eu para Deos! Sino salomaõ nos acuda! Pois ha de essa excommungada ave gerar similhante bicho! Só se fôr o diabo em figura de Pata! Sume te, porco; vai te para as areias gordas, naõ atormentes a christandade com os teus desaguizados e malfeitorias! Quanto a mim, Snr.ª Comadre, esses seus temores saõ puras vanidades; mas, pelo sim pelo naõ, seria bom desfazer se da excommungada e mais dos seus ovos, sem amor algum a taes embelecos; deixallos ir com a trupia; arrenego da tigelinha d'ouro em que hei de cuspir o sangue.

Pires. Tem me vindo a repiques de fazer o que Vossa Mercê diz; mas quem sabe se bulir lhe será peor, e se já debaixo dessa malfadada Pata estará o bicho sahido, o qual, mexendo lhe eu, me trafegue logo para as suas entranhas danadas, sem me deixar dizer esta boca he minha; pois tal será elle, que já ao romper da casca faça destas trepolías! Na verdade lhe digo que trago o meu coraçaõ negro como a noite escura: tal o tenha quem me quizer mal! E tudo isto, aqui para nós, vem me de hum sonho de má estreia, que, se fôr verdadeiro, qual por nossos peccados será, temos ahi a fim do mundo!

Fernandes... Continue reading book >>




eBook Downloads
ePUB eBook
• iBooks for iPhone and iPad
• Nook
• Sony Reader
Kindle eBook
• Mobi file format for Kindle
Read eBook
• Load eBook in browser
Text File eBook
• Computers
• Windows
• Mac

Review this book



Popular Genres
More Genres
Languages
Paid Books