Books Should Be Free is now
Loyal Books
Free Public Domain Audiobooks & eBook Downloads
Search by: Title, Author or Keyword

Perolas e Diamantes Contos Infantis   By: (1785-1863)

Book cover

First Page:

Irmãos Grimm

PEROLAS E DIAMANTES

EMPREZA DA HISTORIA DE PORTUGAL SOCIEDADE EDITORA

LIVRARIA MODERNA RUA AUGUSTA, 95 LISBOA MDCCCCVIII

PEROLAS E DIAMANTES

VOLUMES PUBLICADOS

DA

BIBLIOTHECA DAS CREANÇAS

A 200 réis br. e 300 enc.

I Contos de Fadas.

II Novos Contos de Fadas.

III Terceiro Livro de Contos de Fadas.

IV Historias da Carochinha.

V Historias phantasticas (Aventuras do Barão de Münchhausen).

VI Céu Azul.

VII Contos Côr de Rosa.

VIII Palhetas de Oiro.

IX Lendas ao Luar.

X Perolas e diamantes.

NO PRÉLO

XI Contos do Natal.

EM PREPARAÇÃO

XII Escrinio de joias.

BIBLIOTHECA DAS CREANÇAS

X

IRMÃOS GRIMM

Perolas e Diamantes

CONTOS INFANTIS

COLLIGIDOS POR

HENRIQUE MARQUES JUNIOR

LISBOA LIVRARIA MODERNA Rua Augusta, 95 1908

A meu irmão Paulo consagro estes simples contos infantis, cujo encanto mais tarde avaliará.

HENRIQUE

XVI IX CMVII.

Carta prefacio

... Sr. Henrique Marques Junior.

Pede me V. algumas palavras para acompanhar o decimo volumesinho da sua encantadora bibliotéca infantil; e eu, abrindo uma excéção aos meus hábitos, de bom grado lhe envio o que deseja para abrir as suas « Perolas e diamantes .»

E digo abro uma excéção, porque até hoje me tenho sistematicamente recusado a prologar livros alheios, assim como para os meus jámais tenho pedido prologos a outros camaradas. Mas isto não quer dizer que V. tenha andado mal fazendo o, pelo contrario tem feito muito bem em vista do assunto de que se trata e das pessôas autorisadas que tem chamado a depôr no tribunal da opinião publica. Isto porque a questão pedagogica, a que se liga a litteratura infantil, tem tantos controvertores que sobre ella ainda não se póde, com segurança, dogmatisar preceitos e sistemas.

Muitos pedagogistas, e eu estou com elles, estimam a literatura infantil muito variada e imaginosa e aceitam como util o conto tradicional, o conto fantastico, emfim.

Entre muitas razões que para isso apontam é o prazer excécional que esses contos despertam na criança, e vêr que com elles, mais do que com outros, se desperta e desenvolve no espirito infantil o gosto da leitura.

Outras, pessôas gradas e ponderadas que desejam educar as crianças como quem cria flores perfeitas para determinados resultados já previstos pela sciencia, protestam contra a fantasia e querem só a verdade ...

Como se nós podessemos explicar a um pequenino espirito que se entre abre á luz o que é uma geleira, uma borboleta, um trasatlantico sem o auxilio de fantasia!

Comprehenderá a criança melhor que um homem possa descer ao fundo glauco das ondas revestido d'um escafandro do que vá aos infernos buscar o cabello de ouro do diabo?...

Para ellas tudo são surpresas, tudo maravilhas.

Acrescentando ainda que os contos educativos e moraes para o serem, igualmente são fantasiados e para a maior parte das crianças é tão longiqua, tão extraordinaria uma viagem á Suissa ou á Italia, como uma passeata dada com as botas de sete leguas do gigante.

Por mais que se queira, não é possivel fugir á fantasia, que é afinal a parte intelectual e superior da vida; o ponto está em que se canalise devidamente a atenção e o gosto infantil e se lhe vá anotando o que de impossivel se conta para os entreter.

Os psicólogos estão muito enganados; não são os contos fantasticos que desenvolvem as imaginações desvairadas: a criança logo que começa a raciocinar sabe muito bem discernir até onde chega o possivel e onde se entra no limite do impossivel. Tem até graça uma observação que tenho feito entre as crianças do meu conhecimento e não são poucas as que tenho estudado a criança mais fantasista, mais imaginosa, mais creadora de sonhos de acordado, é a que menos lê, a que menos se interessa pelas criações alheias. As ponderadas, as serenas, as positivas, aceitam esse acepipe como um prazer do espirito e não desvairam com elle... Continue reading book >>




eBook Downloads
ePUB eBook
• iBooks for iPhone and iPad
• Nook
• Sony Reader
Kindle eBook
• Mobi file format for Kindle
Read eBook
• Load eBook in browser
Text File eBook
• Computers
• Windows
• Mac

Review this book



Popular Genres
More Genres
Languages
Paid Books