Books Should Be Free is now
Loyal Books
Free Public Domain Audiobooks & eBook Downloads
Search by: Title, Author or Keyword

A Revolução Portugueza: O 5 de Outubro (Lisboa 1910)   By: (1878-1932)

Book cover

First Page:

Bibliotheca Historica (Popular e Illustrada) IV

A Revolução Portugueza

O 5 DE OUTUBRO

(Lisboa 1910)

por

JORGE D'ABREU

1912 Edição da casa Alfredo David Encadernador 30 32, Rua Serpa Pinto, 34 36 LISBOA

Bibliotheca Historica (Popular e Illustrada) IV

A Revolução Portugueza

O 5 DE OUTUBRO

VOLUMES PUBLICADOS

I HISTORIA DA REVOLUÇÃO FRANCEZA, por F. Mignet , 1.º volume.

II HISTORIA DA REVOLUÇÃO FRANCEZA, 2.º volume.

III A REVOLUÇÃO PORTUGUEZA O 31 DE JANEIRO (PORTO 1891), por Jorge d'Abreu .

IV A REVOLUÇÃO PORTUGUEZA O 5 DE OUTUBRO (LISBOA 1910), por Jorge d'Abreu .

V A REVOLUÇÃO E A REPUBLICA HESPANHOLA (1868 A 1874), por Victor Ribeiro .

NO PRÉLO

VI A REVOLUÇÃO NIHILISTA NA RUSSIA, por Stepniak .

Bibliotheca Historica (Popular e Illustrada) IV

A Revolução Portugueza

O 5 DE OUTUBRO

(Lisboa 1910)

POR

JORGE D'ABREU

1912 Edição da Casa Alfredo David Encadernador 30 32, Rua Serpa Pinto, 34 36 LISBOA

Composto e impresso na Imprensa Libanio da Silva = Travessa do Falla Só, 24 Lisboa

Falando aos leitores

De todos os relatos que vieram á tona da imprensa portugueza sobre episodios do movimento que implantou a Republica no nosso paiz, conclue se nitidamente esta coisa curiosa: raros foram os pontos do programma revolucionario que se cumpriram á risca. No emtanto, o movimento triumphou. As longas horas de espectativa dolorosa, que uns passaram a desafiar a morte e outros a contas com a torturante ignorancia da verdade, desfecharam na manhã de 5 de outubro em delirante estralejar da victoria alcançada simultaneamente pelo esforço heroico de meia duzia de patriotas e a inacção de centenares de descrentes. O movimento triumphou apesar de tudo: da ausencia, no momento supremo, de elementos de coordenação revolucionaria, do desanimo que bem cedo invadiu quasi a totalidade dos dirigentes da campanha, da falta sensivel de armamento destinado aos carbonários e outros civis.

Na madrugada de 4 de outubro, á hora em que um troço de populares e de soldados arrastava pela Rotunda o enthusiasmo dos primeiros momentos de combate bem succedido, ainda n'uma casa dos lados da Sé duas creaturas devotadissimas fabricavam bombas que um emissario da Revolução d'ahi a pouco devia ir buscar. Mas o emissario não appareceu e um dos «fabricantes» sahiu á rua a inteirar se da situação. Cahiu logo nas garras da policia... E como este, muitos outros incidentes occorreram na madrugada celebre, mais proprios, sem duvida, a embaraçar a eclosão do triumpho do que a facilital a.

É que se do lado dos revolucionarios havia quem supportasse, com fé inquebrantavel, todos os obstaculos e não poucos que surgiram ante o seu designio, do lado do inimigo a convicção da perda irreparavel da monarchia enraizara se profundamente, abalando, com diminutas excepções, as consciencias as mais empedernidas. Parece que, mal soaram no silencio tragico da noite os primeiros tiros de canhão, a maioria das creaturas, ás quaes incumbia a missão de luctar pelo regimen extincto, teve a visão clara da inutilidade do seu esforço[1].

A influencia moral desprendida do acto revolucionario, já em precipitado desenrolar, ajudou muito a conquista da liberdade. A presença da artilharia no campo revoltoso, a immediata adhesão do «Adamastor» e do «S. Rafael» ao movimento, o bombardeamento do paço, a fuga do rei e a derrota das baterias de Queluz contribuiram innegavelmente, e em larga escala, para assegurar a victoria da Republica; mas, a par d'esses factores, não é licito esquecer a molleza, a inercia dos que constituiam o inimigo, uma e outra derivadas d'um scepticismo que a monarchia, sem dar por isso, inspirava desde muito aos proprios que a serviam.

É cedo, porém, para entrarmos na enumeração e apreciação d'esses factores... Continue reading book >>




eBook Downloads
ePUB eBook
• iBooks for iPhone and iPad
• Nook
• Sony Reader
Kindle eBook
• Mobi file format for Kindle
Read eBook
• Load eBook in browser
Text File eBook
• Computers
• Windows
• Mac

Review this book



Popular Genres
More Genres
Languages
Paid Books