Books Should Be Free is now
Loyal Books
Free Public Domain Audiobooks & eBook Downloads
Search by: Title, Author or Keyword

Sá de Miranda e a sua Obra   By: (1868-1939)

Book cover

First Page:

SÁ DE MIRANDA E A SUA OBRA

DECIO CARNEIRO

SÁ DE MIRANDA E A SUA OBRA

LISBOA Antiga Casa Bertrand José Bastos 73, Rua Garrett, 75 1895

Tiragem especial de vinte e cinco exemplares em papel superior, numerados e rubricados pelo auctor.

LISBOA Barata & Sanches (antiga casa Adolpho, Modesto & C.ª) Rua Nova do Loureiro, 25 a 39

AO DISTINCTO ADVOGADO

Aureliano de Mattos

Como tributo de consideração e amizade

O ESPIRITO D'ESTE TRABALHO.

Para o completo, universal triumpho: Almeida Garrett. (O retrato de Venus c. 3.º)

São tres os principaes trabalhos publicados ácerca de Sá de Miranda.

Em ordem chronologica, o primeiro e indiscutivelmente o mais valioso é a Vida , que acompanha a segunda edição das suas obras poeticas, datada de 1614. A Vida , em puro estylo quinhentista, de auctor anonymo, apresenta se como collegida de pessoas fidedignas que o conhecerão ao poeta e tratarão e dos livros das gerações deste Reyno .

Barbosa Machado attribuiu essa biographia critica de Sá de Miranda a Dom Gonçalo Coutinho mas não adduziu provas para fundamentar a sua affirmativa. Todos os escriptores, porém, lh'a acceitaram como demonstrada. Apenas o sr. Theophilo Braga, em sua Historia dos Quinhentistas , lhe pesou o valor e reforçou a allegação do illustre auctor da Bibliotheca Luzitana com as relações havidas entre D. Gonçalo Coutinho, poeta tambem da escola classico italiana, e os individuos a quem elle recorreu para a sua biographia.

Seja ou não de D. Gonçalo Coutinho, e não obstante a sua lamentavel pobreza de datas historicas, a Vida é um documento preciosissimo. Tem servido e servirá sempre de base a todos os trabalhos reconstruitivos da biographia da poderosa individualidade a quem se deve o movimento que tão alto levantou a litteratura portugueza e a fez attingir culminancias nunca alcançadas posteriormente. E tanto mais apreciavel é a Vida que a sua veracidade se comprova facilmente pelas Cartas , verdadeira autobiographia do poeta.

Foi a Vida o fio porque se guiou o sr. Theophilo Braga, em sua Historia dos Quinhentistas , em a parte particularmente referente á Vida de Sá de Miranda . Este o segundo trabalho de mór valia que temos sobre o grande poeta. Trabalho apreciavel e erudito, mas mais propriamente parte do estudo de uma escola litteraria, como é, que destinado a pôr em relevo, em toda a viveza de suas côres, a biographia de Sá de Miranda e o seu valor como philosopho e poeta.

Obra por egual notavel em erudição e em critica, a da ex.ma sr.ª D. Carolina Michaëlis de Vasconcellos. Tambem a sua edição das Poesias de Francisco de Sá de Miranda , feita sobre cinco manuscriptos ineditos e todas as edições impressas, é a mais valiosa de todas, a mais importante.

Um dos manuscriptos de que a illustrada senhora, benemerita das lettras portuguezas, se serviu habilitou a a conhecer quaes foram as poesias, ou melhor, quaes os grupos de poesias, os mss. separados, que Sá de Miranda enviou, por tres vezes, ao principe D. João. Esse ms. é, demais, preciosissimo porque representa uma redacção primitiva, original, feita com cuidado e com o intuito da offerta. D'ahi, indubitavelmente, uma coordenação subordinada a certos principios e que denuncia a mão do proprio poeta. As edições, até então feitas, haviam o sido sobre manuscriptos distribuidos a amigos e discipulos.

A ex.ma sr.ª D. Carolina Michaëlis de Vasconcellos, corrigindo rigorosamente aquelle ms. fundamental da sua edição, deu lhe não o caracter de diplomatica, sim de normal. Esse codice vem representado no texto pelas tres primeiras partes, reproducção integral, livre de restaurações e renovações arbitrarias, mas emendada onde havia erros visiveis e inilludiveis e systematicamente orthographada, em harmonia com os principios do escriba, com alguma, pouca, pontuação, pouquissimos accentos e resolução de todas as abreviaturas... Continue reading book >>




eBook Downloads
ePUB eBook
• iBooks for iPhone and iPad
• Nook
• Sony Reader
Kindle eBook
• Mobi file format for Kindle
Read eBook
• Load eBook in browser
Text File eBook
• Computers
• Windows
• Mac

Review this book



Popular Genres
More Genres
Languages
Paid Books