Books Should Be Free is now
Loyal Books
Free Public Domain Audiobooks & eBook Downloads
Search by: Title, Author or Keyword

A Scena do Odio   By: (1893-1970)

Book cover

First Page:

Separata d'A CONTEMPORANEA 7

A SCENA DO ODIO

POR

José d'Almada Negreiros

POETA SENSACIONISTA E NARCISO DO EGYPTO

1915

[Nota do Transcritor: Aqui surge a ilustração com o autor.]

(ALMADA por D. VASQUEZ DIAS)

Collaboração inédita d'ORPHEU N.^o 3

A ALVARO DE CAMPOS

Excerptos de um poema desbaratado que foi escripto durante os três dias e as três noites que durou a revolução de 14 de Maio de 1915.

Satanizo Me Tara na Vara de Moysés! O castigo das serpentes é Me riso nos dentes, Inferno a arder o Meu cantar! Sou Vermelho Niagára dos sexos escancarados nos chicotes dos cossacos! Sou Pan Demonio Trifauce enfermiço de Gula! Sou Genio de Zarathustra em Taças de Maré Alta! Sou Raiva de Medusa e Damnação do Sol!

Ladram Me a Vida por vivê La e só me deram Uma! Hão de lati La por sina! agora quero vivê La! Hei de Poeta cantá La em Gala sonora e dina! Hei de Gloria desannuviá La! Hei de Guindaste içá La Esfinge da Valla commum onde Me querem rir! Hei de trovão clarim levá La Luz ás Almas Noites do Jardim das Lagrymas! Hei de bombo rufá La pompa de Pompeia nos Funeraes de Mim! Hei de Alfange Mahoma cantar Sodoma na Voz de Nero! Hei de ser Fuas sem Virgem do Milagre, hei de ser galope opiado e doido, opiado e doido..., hei de ser Attila, hei de Nero, hei de Eu, cantar Attila, cantar Nero, cantar Eu!

Sou throno de Abandono, mal fadado, nas iras dos barbaros, meus Avós. Oiço ainda da Berlinda d'Eu ser sina gemidos vencidos de fracos, ruidos famintos de saque, ais distantes de Maldição eterna em Voz antiga! Sou ruinas razas, innocentes como as azas de rapinas afogadas. Sou reliquias de martyres impotentes sequestradas em antros do Vicio e da Virtude. Sou clausura de Sancta professa, Mãe exilada do Mal, Hostia d'Angustia no Claustro, freira demente e donzella, virtude sosinha da cella em penitencia do sexo! Sou rasto espesinhado d'Invasores que cruzaram o meu sangue, desvirgando o. Sou a Raiva atavica dos Tavoras, o sangue bastardo de Nero, o odio do ultimo instante do condemnado innocente! A podenga do Limbo mordeu raivosa as pernas nuas da minh'Alma sem baptismo... Ah! que eu sinto, claramente, que nasci de uma praga de ciumes! Eu sou as sete pragas sobre o Nylo e a Alma dos Borgias a penar!

E eu vivo aqui desterrado e Job da Vida gemea d'Eu ser feliz! E eu vivo aqui sepultado vivo na Verdade de nunca ser Eu! Sou apenas o Mendigo de Mim Proprio, orphão da Virgem do meu sentir.

(Pezam kilos no Meu querer as salas de espera de Mim. Tu chegas sempre primeiro... Eu volto sempre amanhã... Agora vou esperar que morras. Mas tu és tantos que não morres... Vou deixar d'esp'rar que morras Vou deixar d'esp'rar por Mim?!...)

Ah! que eu sinto, claramente, que nasci de uma praga de ciumes! Eu sou as sete pragas sobre o Nylo e a Alma dos Borgias a penar!

Hei de, entretanto, gastar a garganta a insultar te, ó bêsta! Hei de morder te a ponta do rabo e pôr te as mãos no chão, no seu logar! Ahi! Saltímbanco bando de bandoleiros nefastos! Quadrilheiros contrabandistas da Imbecilidade! Ahi! Espelho aleijão do Sentimento, macaco intruja do Alma realejo! Ahi! maquerelle da Ignorancia! Silenceur do Genio Tempestade! Spleen da Indigestão! Ahi! meia tijella, travão das Ascensões! Ahi! povo judeu dos Christos mais que Christo! Ó burguezia! ó ideal com i pequeno! Ó ideal rocócó dos Mendes e Possidonios! Ó cofre d'indigentes cuja personalidade é a moral de todos! Ó geral da mediocridade! Ó claque ignobil do vulgar, protagonista do normal! Ó catitismo das lindezas d'estalo! Ahi! lucro do facil, cartilha cabotina dos limitados, dos restringidos! Ahi! dique impecilho do Canal da Luz! Ó coito d'impotentes a corar ao sol no riacho da Estupidez! Ahi! Zero barometro da Convicção! bitola dos chega, dos basta, dos não quero mais! Ahi! plebeismo aristocratisado... Continue reading book >>




eBook Downloads
ePUB eBook
• iBooks for iPhone and iPad
• Nook
• Sony Reader
Kindle eBook
• Mobi file format for Kindle
Read eBook
• Load eBook in browser
Text File eBook
• Computers
• Windows
• Mac

Review this book



Popular Genres
More Genres
Languages
Paid Books