Books Should Be Free is now
Loyal Books
Free Public Domain Audiobooks & eBook Downloads
Search by: Title, Author or Keyword

Sermão contra o Filosofismo do Seculo XIX   By: (1761-1831)

Book cover

First Page:

SERMÃO

CONTRA O FILOSOFISMO

DO

SECULO XIX.º,

PRÉGADO

NA

IGREJA DE S. JULIÃO DE LISBOA

NA QUINTA DOMINGA DE QUARESMA DO ANNO DE M. DCCC. XI.

POR

JOSÉ AGOSTINHO DE MACEDO,

Prégador do Principe Regente Nosso Senhor.

LISBOA, NA IMPRESSÃO REGIA. 1811. Com licença.

Vende se na loja de Desiderio Marques Leão, ao Calhariz, N. 12.

ADVERTENCIA.

Não he muito proprio de hum Sermão hum Prologo, mas os ataques reiterados dos meus gratuitos inimigos me tem obrigado a prevenir o Publico em qualquer composição minha, ainda que seja de puro divertimento, e he muito mais indispensavel huma preliminar advertencia em composição tão séria como he este Sermão, no qual faço triunfar a Religião dos ataques do moderno Filosofismo. E para compôr este Discurso, seria licito ler alguma coiza! Parece que sim, e que sem hum profundo conhecimento dos escritos dos Apologistas da Religião Christã não poderia nem levantar a fiança do presente edificio. Certos estouvados se atrevêrão a lançar me em rosto, que roubava Antonio Vieira para compor meus Sermões. Ora pois abatamos este importuno Fantasma de Vieira, e rebatamos esta livre calumnia, e dita por quem nem leo Vieira, e só ouvio dizer que Raynal fallára de hum Sermão deste Jesuita pelo bom successo de nossas armas contra as de Hollanda. Saibão pois que eu, que componho hum Sermão como o presente, não necessito de Vieira, que não tem hum só discurso, onde se ache huma instrucção christã, e que o desprezei com todo o meu coração depois que li o principio de hum Sermão de Mandato prégado na Capella Real no anno de 1655, e neste principio estas escandalosas palavras==Tomo 4. pag. 358. § 379. col. 2. regra 4.: Este cavallo branco he a sagrada Humanidade de Christo. ==Nunca mais o detestavel Vieira.

Ora como até nos doirados domicilios da crapula, e ociosidade, onde a libertinagem ousa levantar a voz contra a Religião, torpissimos ignorantes fallão de Sermões, e dos meus Sermões, saibão estes Gazetaes eruditos, que para compôr este gravissimo Discurso eu li, e estudei.

1. S. Gregorio Nazianzeno, Orat. cont. Jul. 2. S. Fulgencio, De Fide ad Pet. 3. S. Cyrillo, Cath. cont. Juli. 4. O Cardeal Gerdil, Impug. do Emilio. O mesmo, Introducção ao estudo da Religião. 5. Mazoti, Discursos contra a cred. , T. 2. 6. Vascelchi, Provas do Christ. 7. Roberti sobre a leitura dos Liv. de Methafysica . O mesmo, Impugnação do Livro La Predication .

Não posso ser mais ingenuo: estas são as fontes: o Discurso he meu, as provas dos santissimos, e doctissimos Mestres do Christianismo.

SERMÃO CONTRA O FILOSOFISMO DO SECULO XIX.

In malevolam animam non intraibit Sapientia.

Sap. Cap. I.

Não ha, nem póde haver coiza mais aborrecivel, e mais detestavel aos olhos da boa razão, que a entonada soberba de hum malevolo ignorante. O homem sisudo não póde olhar sem indignação para essa interminavel cohorte dos que neste seculo se dizem livres pensadores, quando contempla o soberbo, e ultrajante gesto, ou amargo surrizo com que elles olhão para o homem de bem, que fiel a seus principios, e consequente em sua crença, e conducta, respeita sua Religião, e a reconhece divina em sua fonte, e sua origem. Deste rizo, e deste soberbissimo signal de huma ultrajante compaixão, quantas vezes tenho eu sido testemunha, e tambem objecto no meio desta Capital! Eu julgava que apenas aconteceria isto no meio das praças da nova, e mais prostituida Babylonia, mas eu o vi realizado tambem em Lisboa... Continue reading book >>




eBook Downloads
ePUB eBook
• iBooks for iPhone and iPad
• Nook
• Sony Reader
Kindle eBook
• Mobi file format for Kindle
Read eBook
• Load eBook in browser
Text File eBook
• Computers
• Windows
• Mac

Review this book



Popular Genres
More Genres
Languages
Paid Books