Books Should Be Free is now
Loyal Books
Free Public Domain Audiobooks & eBook Downloads
Search by: Title, Author or Keyword

Soldados da Revolução   By: (1842-1891)

Book cover

First Page:

ANTHERO DE QUENTAL

ANTHERO DE QUENTAL

SOLDADOS DA REVOLUÇÃO

BARCELLOS Typographia da Aurora do Cavado Editor R. V. 1896

Tiragem apenas de 100 exemplares: 20 em papel de linho. 80 em papel d'algodão. N.º

Em 1889 publicou o sr. Fernando Leal, o eminente poeta dos Reflexos e Penumbras e dos Relampagos , dous primores da nossa litteratura, Os Soldados da Revolução de Michelet, obra preciosa do grande escriptor francez, precedendo a d'um prologo superiormente bem pensado e bem escripto, pagina brilhantissima que para Fernando Leal não desmerece coisa alguma dos poderosos e scintillantes versos por elle firmados. Sobre esse livro, e agradecendo ao auctor o offerecimento de um exemplar, escreveu lhe Anthero do Quental a carta que para este opusculo trasladamos do n.º 79, 2.º anno, do 1 de dezembro de 1889, da Revista Popular de Conhecimentos Uteis .

Antecedeu a ahi o illustrado redactor da Revista com as seguintes palavras que gostosamente reproduzimos:

"Ácerca do prefacio do traductor, folgamos de poder, em vez da nossa obscura apreciação, offerecer aos leitores da Revista um valioso documento inedito, que representa uma levantada e auctorisadissima critica do alludido trabalho, feita por um dos nossos maiores pensadores e escriptores. É uma carta escripta por Anthero do Quental a Fernando Leal.

"Os escriptos do grande poeta das Odes modernas e do livro dos Sonetos , do eminente publicista das Causas da decadencia dos povos peninsulares , além do seu alto valor intrinseco, teem a realçar lhes a valia estimativa o facto de serem infelizmente cada vez mais raros. E, se a raridade é um dos predicados que tornam precioso o mais precioso dos mineraes, os escriptos de Anthero não possuem menos os outros predicados que realçam o diamante: a rijeza e o explendor da fórma em perfeita harmonia com a idéa.

"No inédito que publicamos, com quanto seja uma simples carta particular, e por isso mesmo, admiram se mais uma vez aquellas altas qualidades de um espirito propenso á critica superior dos factos e á synthese philosophica que d'elles deriva. E, na verdade, Anthero do Quental é de todos os escriptores portuguezes, senão o unico, sem duvida aquelle a quem melhor cabe o nome augusto de philosopho ; embora n'um recente escripto lh'o tenha negado, com audacia e a irreflexão naturaes em verdes annos, um moço critico, aliás de grande talento, o sr. Guilherme Moniz Barreto".

Rodrigo Velloso

SOLDADOS DA REVOLUÇÃO

Villa do Conde, 8 de fevereiro. Meu caro amigo. Obrigado pelo prazer que me deu com o seu prologo aos Soldados da Revolucção . É excellente: pensado, sentido e escripto . O Fernando é dos poucos que ainda sabem escrever em português. E quem sabe escrever e tem que dizer não deve estar calado. Escreva pois, que isso ha de fazer lhe bem. O Fernando precisa distrahir se : mas, para um homem do seu sentir, as distracções que servem aos outros não lhe podem servir. Só o pode distrahir o trabalho, esse grande narcotico, esse dictame, dom dos Deuses, sem o qual a vida dos homens que pensam intensamente seria intoleravel. Escreva, pois como quizer, sobre o que quizer, prosa ou verso, que já d'aqui lhe asseguro que nunca lhe ha de sahir cousa somenos. A conclusão do seu prologo é a de um moralista, e a unica que, no meio do naufragio de tantas esperanças, abrigará ainda as consciencias sãs; fais ce que doit, advienne que pourra . Mas não se entristeça de mais com o que vê. A burguezia deu o que podia dar, não se lhe pode exigir mais. Uma classe nunca pode ser um apostolo: é simplesmente um elemento, uma força, cujo acto é determinado pela energia inicial... Continue reading book >>




eBook Downloads
ePUB eBook
• iBooks for iPhone and iPad
• Nook
• Sony Reader
Kindle eBook
• Mobi file format for Kindle
Read eBook
• Load eBook in browser
Text File eBook
• Computers
• Windows
• Mac

Review this book



Popular Genres
More Genres
Languages
Paid Books