Books Should Be Free is now
Loyal Books
Free Public Domain Audiobooks & eBook Downloads
Search by: Title, Author or Keyword

Viriatho Narrativa epo-historica   By: (1843-1924)

Book cover

First Page:

OBRAS COMPLETAS

ALMA PORTUGUEZA

VIRIATHO

ALMA PORTUGUEZA

Rhapsodias da grande Epopéa de um pequeno Povo

I. VIRIATHO Narrativa epo historica. II. FREI GIL DE SANTAREM Drama lenda. III. LINDA IGNEZ Tragedia classica {1.ª A pallida Donzella. TRILOGIA {2.ª Morta e Rainha. {3.ª A Vingança do Justiceiro. IV. OS DOZE DE INGLATERRA Poema. V. O PEITO LUSITANO Rhapsodias cyclicas das Navegações. VI. CAMÕES Poema epo lyrico. VII. GOMES FREIRE Drama em cinco actos.

Alma Portugueza

VIRIATHO

Narrativa epo historica

por

THEOPHILO BRAGA

PORTO Livraria Chardron Lello & Irmão, Editores

1904

Todos os direitos reservados.

Porto Imprensa Moderna

A Alma portugueza caracterisa se pelas manifestações seculares persistentes do typo anthropologico e ethnico, que se mantêm desde as incursões dos Celtas e luctas contra a conquista dos Romanos até á resistencia diante das invasões da orgia militar napoleonica. São as suas feições:

A tenacidade e indomavel coragem diante das maiores calamidades, com a facil adaptação a todos os meios cosmicos, pondo em evidencia o seu genio e acção colonisadora;

Uma profunda sentimentalidade , obedecendo aos impulsos que a levam ás aventuras heroicas , e á idealisação affectiva, em que o Amor é sempre um caso de vida ou de morte;

Capacidade especulativa prompta para a apercepção de todas as doutrinas scientificas e philosophicas, como o revelam Pedro Julião (Hispano), na Edade Media, Francisco Sanches, Garcia d'Orta, Pedro Nunes e os Gouvêas, na Renascença;

Um genio esthetico , synthetisando o ideal moderno da Civilisação occidental, como em Camões, reconhecido por Alexandre de Humboldt como o Homero das linguas vivas .

O cantor das grandes Navegações foi quem teve a mais alta comprehensão do genio nacional; a ALMA PORTUGUEZA achou no seu Poema a incarnação completa. Quando Camões descreve nos Lusiadas , geographica e historicamente Portugal, referindo se á tradição da antiga Lusitania, relembra o vulto que symbolisa a sua vitalidade resistente, diante da incorporação romana da peninsula hispanica:

Eis aqui, quasi cume da cabeça Da Europa toda, o reino Lusitano , Onde a terra se acaba, e o Mar começa, E onde Phebo repousa no Oceano.

Esta é a ditosa Patria minha amada, Esta foi Lusitania ...................

D'esta o PASTOR nasceu, que no seu nome Se vê que de homem forte os feitos teve; Cuja fama ninguem virá que dome, Pois a grande de Roma não se atreve.

(Cant. III, st. XX a XXII.)

Deixo... atraz a fama antiga Que co'a Gente de Rómulo alcançaram, Quando com VIRIATHO na inimiga Guerra romana tanto se afamaram. Tambem deixo a memoria, que os obriga A grande nome, quando a levantaram Um por seu Capitão, que, peregrino, Fingiu na Cerva espirito divino.

(Cant. I, st. XXVI.)

No tempo do grande épico ainda se não tinha perdido o conhecimento da relação de continuidade historica entre Portugal e a antiga Lusitania, mais vasta e por isso mais violentamente retalhada pela administração imperial romana. Esse conhecimento, embora confundido com as lendas syncreticas dos falsos Chronicões, influiu na consciencia do nosso individualismo ethnico e nacional. O esforço de desnacionalisação de Portugal pela politica da unificação iberica , veiu até reflectir se nos proprios historiadores patrios, levando os a considerar Portugal uma formação recente, adventicia, sem individualidade, e a Lusitania quasi como uma ficção banal dos eruditos da Renascença! Mas o caracter persistente do typo portuguez, a resistencia tenaz contra todos os conflictos da natureza e pressões da vida, que tanto o distingue entre os povos modernos, é a prova manifesta da raça lusitana como a descreveram os geographos gregos e romanos... Continue reading book >>




eBook Downloads
ePUB eBook
• iBooks for iPhone and iPad
• Nook
• Sony Reader
Kindle eBook
• Mobi file format for Kindle
Read eBook
• Load eBook in browser
Text File eBook
• Computers
• Windows
• Mac

Review this book



Popular Genres
More Genres
Languages
Paid Books