Books Should Be Free is now
Loyal Books
Free Public Domain Audiobooks & eBook Downloads
Search by: Title, Author or Keyword

Tractado da terra do Brasil no qual se contem a informação das cousas que ha nestas partes feito por P.º de Magalhaes   By: (-1576)

Book cover

First Page:

Notas de transcrição:

a grafia do século XVI era totalmente livre; portanto, nenhum esforço foi feito para harmonizar acentos, grafia etc.

nesta versão em codificação ISO 8859 1 (Latin 1), todos os caracteres acentuados não existentes neste padrão foram colocados entre parênteses rectos

O caracter ^ é usado para denotar texto em superescrito (acima da linha)

TRACTADO DATERRA do Brasil no qual Se cõtem a informaçaõ das cousas que ha nestas partes feito por P^o de magalha[~e]s.

Ao muy alto e Serenìssimo Principe dom Anrrique Cardeal Iffante de portugal.

Posto que os dias passados apresentei outro s[~u]mario da terra do brasil a elRei nosso snõr, foi por comprir primeiro com esta obrigação de vassallo que todos deuemos anosso Rei: e por esta razáo me pareçeo cousa mui necessaria, (muýto Alto e serenissimo snõr) offereçer tambem este a V. A. aqu[~e] se deuem Refirir os louuores e acreçentamento das terras [~q] nestes Reinos floreçem: pois sempre deseiou tanto augmentallas e conseruar seus subditos e vassallos [~e] perpetua paz.

Como eu isto entenda, e conheça quam aççeitos saõ os bõs seruiços a V. A. que ao Reino se fazem imaginei comigo que podia trazer destas partes com que desse testemunho de minha pura tençaõ: e acheý que naõ se podia d[~u] fraco hom[~e] esperar maior seruiço (ainda que tal naõ pareça) que lançar maõ desta informaçaõ da terra do Brasil (cousa [~q] ategora naõ imprendeo pessoa alg[~u]a) pera [~q] nestes Reinos se deuulge sua fertillidade e prouoque amuitas pessoas pobres que se vaõ viuer aesta prouinçia, que nisso consiste a felliçidade e augmento della. E porque V. A. sabe quanto seruiço de Deos e delRei nosso Snõr seýa esta denunçiaçaõ determineý collegilla com deliberaçaõ de a offereçer a V. A. aqu[~e] humilmente peço ma Reçeba, e com tamanha merçe ficarei satisfeito Rogando a nosso Sñor lhe de prosperos e largissimos annos de vida e deixe permaneçer Seu Real estado emperpetua filliçidade. am[~e].

Humilde vassallo de V. A. Pero de magalhães

Prollogo Ao lector.

Minha tençaõ naõ foi outra neste summario (discreto e corioso lector) senaõ de nunçiar em breues pallauras a fertillidade e abundançia da terra do brasil, pera que esta fama venha a notiçia de muitas pessoas que nestes Reinos viuem com pobreza, e naõ duuidem escolhelha pera seu Remedio: por[~q] a mesma terra he tam natural e fauorauel aos estranhos que a todos agazalha e conuida com Remedio por pobres e desemparados que seiaõ. Eassy cada vez se vay fazendo mais prospera, e depois [~q] as terras viçosas se forem pouoando (que agora estaõ desertas por falta de gente) haõ se de fazer nellas grossas fazendas como ia estaõ feitas nas [~q] possuem os moradores da terra, etambem se espera desta prouinçia que por tempo floreça tanto na Requeza como as Antilhas de Castella por que he çerto ser en si aterra mui riqua e auer nella m^{tos} metais, osquais ategora se naõ descobr[~e] ou pornaõ auer gente na terra pera cometer esta impreza, outambem por negligençia dos moradores que se naõ querem despor aesse trabalho: qual seja a causa por que o deixaõ de fazer naõ sei. Mas permittira nosso snõr que ainda em nossos dias se descubrã nella grãdes thezouros, assy pera seruiço e augm[~e]to de S. A. como pera porueito de seus vassallos que o deseião seruir.

Declaracão da costa.

Esta costa do brasil está pera a parte do occidente, corre se de norte e sul. Da primeira pouoaçaõ a tederradeira ha trez[~e]tas e sincoenta legoas. Saõ oito capitanias todas tem portos mui seguros onde pod[~e] entrar quais quer naos por grandes que seiaõ. Naõ ha pella terra dentro pouoações de portugeses por causa dos indios que naõ no consente, etambem pello soccorro e tractos do Reino lhes he neçessario estarem iunto domar pera ter[~e] comunicação de mercadorias... Continue reading book >>




eBook Downloads
ePUB eBook
• iBooks for iPhone and iPad
• Nook
• Sony Reader
Kindle eBook
• Mobi file format for Kindle
Read eBook
• Load eBook in browser
Text File eBook
• Computers
• Windows
• Mac

Review this book



Popular Genres
More Genres
Languages
Paid Books